Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

24 de Março de 2011 09h00

Superintendente do MAPA se reúne com prefeito e secretário da SMTDE

24/03/2011

Dayane Sena Lima-Assessoria-SMTDE

Com o intuito de estreitar relacionamento entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Prefeitura de Cuiabá, o prefeito Chico Galindo, acompanhado do secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMTDE), Dilemário Alencar, recebeu na quarta-feira (23-03), no Palácio Alencastro, o superintendente federal do MAPA em Mato Grosso, Chico Costa.

Durante a reunião, o prefeito Chico Galindo informou ao superintendente que tem determinado aos secretários que se articulem com os diversos órgãos do Governo Federal e Estadual para buscarem parcerias de políticas públicas em benefício do município.

“Entendo que trabalhando em parceria com os governos federal e estadual a Prefeitura terá uma capacidade muito maior de beneficiar a nossa população”, disse o chefe do executivo cuiabano.

O secretário Dilemário Alencar apresentou o Programa de Apoio à Agricultura Familiar, o Agropolo Cuiabá, que será lançado no mês de abril, com a finalidade de contribuir com o produtor da zona rural do Município para a produção de alimentos a serem comercializados nos Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e da merenda escolar. “O objetivo do programa é melhorar a capacidade organizacional dos agricultores, aumentar a produtividade, facilitar acesso ao mercado e melhorar a renda famililar”, salientou.

O Agropolo Cuiabá oportunizará a criação de cinco pólos de produção na zona rural do município. Será criado o Pólo da Piscicultura na região do Pedra 90, o Pólo das Frutas, Legumes e Verduras na região do Distrito do Aguaçu, o Polo da Avicultura Caipira na região do Distrito da Guia e o Pólo da Bovinocultura na região de Formosa.

O superintendente elogiou a proposta de criação do Agropolo Cuiabá e disse que vai priorizar parcerias na área da agricultura familiar. Ele também revelou uma boa notícia, ao dizer que vai “trabalhar para o MAPA disponibilizar à SMTDE uma caminhonete  para ser utilizada no programa por meio de um convênio de cessão de uso. A equipe  técnica do MAPA também estará à disposição da Prefeitura”, disse Chico Costa.