Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

21 de Janeiro de 2013 11h12

Secretário ministra curso sobre Gregório de Matos e lança livro

21/01/2013

Renata Neves - 8454-6955 / 3645-6054

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Elias Alves de Andrade, participará do VIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), que será realizado em Natal (RN), no período de 28 de janeiro a 6 de fevereiro.

A convite da Associação, nos dias 28, 29 e 30 de janeiro o secretário irá ministrar o curso “Editar Gregório”, um estudo de edição crítica de um soneto de Gregório de Matos Guerra. O curso terá duração de 12 horas.

Durante o evento será lançado o livro “Plano de guerra da Capitania de Matto Grosso – Janeiro de 1800”, com 425 páginas, escrito por Elias Alves de Andrade em coautoria com Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida, da Universidade de São Paulo (USP) e Roberto Leiser Baronas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Editado pela Editora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), o livro constitui-se em um estudo linguístico, filológico e na análise do discurso de orientação francesa, de um manuscrito inédito, contendo 157 páginas, sobre o plano de defesa da fronteira oeste do Brasil, Capitania de Mato Grosso, contra a possível invasão de tropas da Coroa Espanhola.

De autoria do engenheiro português Ricardo Franco de Almeida Serra, então comandante do Forte Coimbra, o documento foi elaborado a pedido do Capitão-general governador da Capitania de Mato Grosso, Caetano Pinto de Miranda Montenegro, por determinação da Coroa Portuguesa.

O livro também será lançado em Cuiabá em março, na USP em maio e em São Carlos-SP, em junho.

Elias Alves de Andrade é doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela USP, professor pesquisador do Mestrado em Estudos de Linguagem do Instituo de Linguagens da UFMT e membro vitalício da Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL).