/

07 de Abril de 2011 09h00

Secretaria de Trabalho e feirantes discutem ações para melhorar o funcionamento da Feira do Verdão

07/04/2011

Da redação/SMTDET

Com apoio da Secretaria Municipal do Trabalho de Desenvolvimento Econômico (SMTDE), a Associação dos Permissionários do Terminal Atacadista de Cuiabá (APTAC) realizou assembléia da categoria com o objetivo de debater com a SMTDE o funcionamento do Terminal. A assembléia ocorreu na quarta-feira (06.04) no pátio do Terminal Atacadista, que é conhecido também como Feira do Verdão.

“Solicitamos a realização da assembléia para apresentar aos permissionários plano de ação que vise melhorar o funcionamento da Feira do Verdão. Esse plano tem por objetivo solucionar as condições apontadas pelo Ministério Publico de insalubridade e de acúmulo desordenada de resíduos e sujidades em todas as áreas, tanto externa como interna da Feira, explicou Dilemário Alencar, secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

A SMTDE foi notificada pelo  Ministério Público do Estado de Mato Grosso por meio da Notificação Recomendatória nº 001/2011 que instrui o Inquérito Civil GEAP nº 001249-002/2009, onde determinava a suspensão das atividades da Feira do Verdão pelo período de 10 dias para que fossem realizadas ações administrativas visando o perfeito e regular funcionamento da Feira do Verdão, sob pena de não atendimento as recomendações, ser adotada medidas judiciais para fechar a Feira por tempo indeterminado.

“Por orientação do prefeito Chico Galindo, reunimo-nos com Promotor de Justiça Ezequiel Borges Campos, autor da citada notificação, com o objetivo de esclarecer a importância da Feira do Verdão para a comercialização de produtos hortifrutigranjeiro em nossa Capital. Solicitamos que ele nos permitisse a não suspender as atividades comerciais da feira baseado no compromisso de trabalharmos para atender as determinação do Ministério Público”, esclareceu o secretário.

Na assembléia, os permissionários decidiram aprovar a suspensão das atividades comerciais da Feira do Verdão no dia 25 deste mês com objetivo de mobilizar todos os 177 permissionários para participar nesta data de uma nova assembléia e realizar um grande mutirão de limpeza no local.

“Desta vez, o secretário a SMTDE vai convidar o promotor Ezequiel Borges para participar da assembléia, bem como outras autoridades municipais para participarem da assembléia do dia 25. Este será um esforço para de fato regularizarmos o funcionamento da Feira do Verdão. Quero também registrar, que a nossa categoria esta satisfeita com a iniciativa do secretário Dilemário, pois é a primeira vez que um secretario participa de uma assembléia nossa para dizer que vai lutar juntamente com o prefeito da Capital por melhorias para a nossa classe”, disse Josafá da Silva Júnior, presidente da Associação dos Permissionários do Terminal Atacadista de Cuiabá.

O plano de ação apresentado na assembléia dos Feirantes do Verdão prevê ações de limpeza geral da área interna e externa do Terminal, correção de higiene sanitária dos alimentos, colocação de 10 contêines em locais estratégicos para acolher o lixo produzido pelos boxes dos permissionários, realização de obras visando melhorar as condições de trabalho e atendimento ao público, realização de recadastramento dos permissionários, regularização o recolhimento de taxas de uso do solo para o Fundo Municipal de Políticas Agropecuária – Fumpagro, atualização do Decreto nº 3367/97 que dispõe sobre o funcionamento do Terminal, entre outras medidas.

 

Mais informações:
Contato: 3645-7223