Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

08 de Agosto de 2011 14h35

Qualificar trabalhadores para o mercado do trabalho é meta da gestão Galindo, diz Dilemário

08/08/2011

Da Aseesoria/SMTDE

O Secretário de Trabalho informou hoje que a Prefeitura vai lançar o Programa Qualifica Cuiabá, em parceria com o governo federal, com a garantia inicial de destinar 2.000 vagas para cursos de qualificação profissional.
 
A Prefeitura de Cuiabá através da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMTDE) vai qualificar 2.000 jovens e adultos residentes na Capital com recursos do programa Projovem Trabalhador do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
 
"Essa boa notícia só foi possível porque o prefeito Chico Galindo nos orientou a fazer gestão junto ao senador Pedro Taques e ao ministro do Trabalho, para que a Prefeitura de Cuiabá fosse contemplada com recursos federais. Em abril, o ministro Carlos Luppi nos recebeu em seu gabinete, quando eu e o senador  apresentamos-lhe o Plano de Trabalho da SMTDE para qualificação de jovens e adultos", expliou Dilemário Alencar, Secretário  Municipal deTrabalho.
 
O ministro Carlos Luppi esteve em Cuiabá, na sexta-feira (05-08),  para anunciar que serão investidos mais de R$ 18 milhões em Mato Grosso para realização de cursos de qualificação profissional, que terão duração de seis meses. Os participantes receberão auxílio transporte, material didático, uniformes e uma bolsa no valor de R$ 100 por mês. Ao  final do curso pelo menos 30% dos participantes deverão ser inseridos no mercado de trabalho com a Carteira de Trabalho assinada.
 
"Em Cuiabá, particulamente, estou muito contente com a prefeitura. Eu recebi das mãos do Secretário Municipal de Trabalho, Dilemário Alencar, a proposta da implantação do Qualifica Cuiabá, que aponta que o município vai ter uma política permanente de qualificação profissional. Essa proposta agradou muito os técnicos do Ministério. É por isso que Cuiabá é a primeira cidade de Mato Grosso que já tem a garantia de repasse de recursos publicada no Diário Oficial da  União", disse Luppi, em entrevista coletiva concedida a imprensa.
 
O secretário Dilemário agradeceu, em nome do prefeito Chico Galindo, o ministro Carlos Luppi e o senador Pedro Taques por Cuiabá ser contemplada com recursos para qualificação de jovens e adultos. "Com esses recursos a prefeitura vai lançar oficialmente nos próximos dias o programa Qualifica Cuiabá. Além da parceria com o governo federal, vamos também buscar parcerias com o governo estadual e a iniciativa privada. Nossa meta é qualificar 4.000 jovens e adultos ainda em 2011", informou Dilemário. 
 
Qualifica Cuiabá - o programa Qualifica Cuiabá é uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, que tem como meta promover ações voltadas à qualificação e capacitação sócio-profissional de jovens e adultos. A proposta é que o municipio  tenha uma politica permantente de qualificação profissional com o objetivo de melhorar o perfil dos trabalhadores e trabalhadoras para a empregabilidade e, também, apoiar iniciativas empreendedoras com vistas à geração de emprego e renda.