Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

14 de Março de 2012 17h20

Programa Nosso Peixe começa atividades doando alevinos para pequenos piscicultores

14/03/2012

Cristina Borges-Assessoria SMTDE-3645-7250

Com o objetivo de dar apoio para o pequeno piscicultor criar peixes para o sustento familiar e garantir o sustento familiar, a prefeitura de Cuiabá por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico começou a desenvolver as atividades do Programa Municipal de Fomento a Piscicultura, conhecido como Nosso Peixe.

Atualmente existem 184 famílias de pequenos piscicultores cadastrados no Programa Nosso Peixe. Neste ano, os primeiros piscicultores beneficiados pelo programa foram das comunidades rurais do Cinturão Verde Pedra 90 e do Vinte e Um de Abril, através de uma parceria firmada entre a prefeitura e o governo do Estado. Eles receberam a doação de 23 mil alevinos, das espécies tambacu e pacu, sendo que 19 mil alevinos foram distribuídos para 38 famílias do Cinturão Verde Pedra 90. E, quatro mil para oito famílias da comunidade rural do Vinte e Um de Abril.

“A Secretaria Municipal de Trabalho desenvolverá uma série de ações para fortalecer o Programa Nosso Peixe. Nosso plano de trabalho para 2012 prevê a revitalização de 135 tanques/viveiros e também a abertura de outros 49 tanques/viveiros, que já possuem licenças ambientais. As comunidades beneficiadas serão: Raizama, Aricazinho, Rio dos Couros, 21 de Abril, Sucuri e Cinturão Verde Pedra 90”, explicou Dilemário Alencar, secretário Municipal de Trabalho.

Caminhão Feira do Peixe

O Programa Nosso Peixe desenvolverá também atividades de comercialização com intuito de proporcionar renda ao pequeno piscicultor e oferecer peixes a preço acessível à população cuiabana. Uma das ferramentas de comercialização a ser usada será o Caminhão Feira do Peixe. O veiculo tem capacidade de transportar e armazenar até 3,5 toneladas de pescado fresco e congelado. É composto por duas câmaras frias, espaço para manuseio do peixe, balança, máquina para emissão de cupom fiscal e um balcão para atendimento ao consumidor.

“Essa iniciativa vai ajudar a fomentar a atividade da piscicultura em nosso município. Doações de alevinos e rações, revitalização e aberturas de tanques/viveiros, bem como orientação técnica e apoio para comercialização do pescado, são ações de cunho social, que sem dúvida contribuirão para dias melhores para os pequenos piscicultores”, disse Dorival Rigoti, presidente da Associação dos Agricultores Familiares do Município de Cuiabá (Agrifac).