Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

30 de Maio de 2011 09h42

Programa de Apoio a Agricultura Familiar será lançado na Capital

30/05/2011

Assessoria/SMTDE

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico - SMTDE da Prefeitura Municipal de Cuiabá lançará no próximo mês de junho o programa denominado Agropolo Cuiabá - Programa de Apoio a Agricultura Familiar. A informação é do secretário da pasta, Dilemário Alencar.

O Agropolo Cuiabá será composto por quatro pólos de produção distribuídos da seguinte maneira: pólo das frutas, legumes e verduras, na região do Distrito do Aguaçu; pólo da piscicultura, na região do Cinturão Verde do Pedra 90; pólo da avicultura caipira, na região do Distrito da Guia;e pólo da bacia leiteira, na região de Formosa.

“Esses pólos foram criados observando a vocação agrícola da região, o que vai nos permitir trabalhar de forma mais organizada para ajudar aproximadamente 2,5 mil agricultores familiares existentes na zona rural de Cuiabá a aumentarem a sua produção de alimentos e, também, ajudá-los a comercializar essa produção no mercado. O Agropolo Cuiabá vai contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar em nosso município”, explicou Dilemário.

Outra informação do secretário é que os técnicos da SMTDE terão a missão de orientar os agricultores a se organizarem em entidades representativas para comercializar seus produtos para os programas de Merenda Escolar do Município e o de Aquisição de Alimentos do Governo Federal.

“A lei federal 11.947/09 define que 30% dos recursos da merenda escolar devem ser gastos com produtos oriundos da agricultura familiar. A determinação do prefeito Chico Galindo é para que os pequenos agricultores possam vender seus produtos para a secretaria Municipal de Educação, pois essa é uma oportunidade que vai gerar emprego e renda para o nosso homem do campo”, disse o secretário.


Atualizada às 09h42