Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

03 de Julho de 2013 10h44

Prefeitura verifica necessidades de moradores da zona rural de Cuiabá

03/07/2013

Renata Neves - 3645-6054

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Elias Alves de Andrade, a secretária-adjunta, Ivone Rousset, além de diretores, gerentes e demais membros da Secretaria iniciaram, nesta terça-feira (02), uma série de visita a comunidades rurais de Cuiabá. O objetivo da ação, que terá continuidade na próxima semana, é conhecer “in loco” a realidade e as principais necessidades da população que reside na zona rural, para, posteriormente, avaliar as possibilidades de saná-las.

A comitiva iniciou as visitas de manhã e retornou no final do dia. Antes de conhecer as comunidades, a equipe visitou o local onde funcionará um abatedouro de aves, na região do Cinturão Verde.

A obra foi executada com recursos dos governos federal e estadual e contou com apoio institucional da Prefeitura de Cuiabá. No entanto, o abatedouro ainda não está em funcionamento, pois, segundo representantes da Associação dos Produtores do Cinturão Verde (Asproverde), falta cerca de R$ 60 mil para concluir a obra, além de declaração da empresa que irá se responsabilizar pelo recolhimento das vísceras.

Em seguida, a comitiva seguiu para a comunidade Pedra 90. No local, visitaram uma mini-usina de produção de “rapadurinha”. Produtores locais apontaram a necessidade de aquisição de alguns equipamentos para que a usina comece a funcionar, como um engenho para moer a cana-de-açúcar, uma batedeira elétrica e uma empacotadeira.

Na sequência, a comitiva visitou as comunidades 21 de Abril, Raizama, rio dos Couros e São Gerônimo. Em todas elas, foram promovidas reuniões com moradores e representantes de associações e cooperativas locais, oportunidades nas quais eles puderam apresentar suas demandas.

Após ouvir o que tinham a dizer, o secretário Elias Alves de Andrade explicou a intenção da Prefeitura de Cuiabá de fazer um diagnóstico da zona rural e desenvolver ações que garantam a melhoria da qualidade de vida das pessoas que ali residem.

“Vamos visitar todas as comunidades para verificar quais suas necessidades e o que elas esperam da administração municipal e assim definirmos ações específicas”, disse.

O secretário informou ainda que a passagem da comitiva da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico antecede visita do prefeito Mauro Mendes às comunidades rurais.

“Nós já vamos repassar a ele todas as informações fornecidas por vocês nesta primeira visita. Nossa intenção é trabalhar em parceria para ajudar os moradores da zona rural”, acrescentou.

Líderes comunitários, moradores e presidentes de associações agradeceram a visita e demonstraram confiança nas ações desenvolvidas pela Prefeitura de Cuiabá.

“Fico muito grato com a visita de vocês à nossa terra. A ajuda virá em boa hora”, disse o líder da comunidade Pedra 90, Francisco Alves de Araújo, que destacou o asfaltamento das vias e a construção de pontes como as principais necessidades da região.

“É a primeira vez que vemos um gestor saindo da prefeitura para conhecer a realidade da zona rural. É justamente disso que estamos precisando: de parceria”, declarou Ademir Moura da Silva, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e presidente da comunidade 21 de Abril.

Representante do Escritório Metropolitano da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural do Estado de Mato Grosso (Empaer-MT), Nivaldo Ponciano Coelho parabenizou a Prefeitura de Cuiabá pela iniciativa.

“Estamos aqui para unir forças, afinal, a organização é fundamental para fazer qualquer projeto caminhar”, destacou.

Também participaram das visitas o diretor de Agricultura e Abastecimento da Secretaria de Trabalho, Jilson Francisco, a gerente de Aquicultura, Kamila Borges e o representante da Associação de Agricultores Familiares de Cuiabá (Agrifac),  Dorival Rigotti.