Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

20 de Agosto de 2013 16h55

Prefeitura realiza mutirões para regularização de piscicultores

20/08/2013

Renata Neves

A Prefeitura de Cuiabá realiza mutirões nos dias 21, 22 e 23 de agosto para coletar propostas e documentos de piscicultores com o objetivo de elaborar projeto de custeio agrícola para compra de ração e garantir o repasse de recursos do Governo Federal.

Segundo o diretor de Agricultura e Abastecimento da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Jilson Francisco da Silva, pequenos produtores de peixe de Cuiabá pagam atualmente de R$ 22 a R$ 48 na saca de 25 kg de ração. Para evitar a disparidade de preços, a prefeitura pretende realizar compras coletivas do produto.

“Há uma diferença muito grande de preço e isso influencia de sobremaneira nos custos da produção. Para vencer essa dificuldade, estamos formando um grupo composto por representantes do setor e instituições financeiras para realizarmos uma compra coletiva do produto diretamente da fábrica. A ideia é comprarmos em grande quantidade, utilizando recursos do crédito rural, para garantir a redução do preço”, explicou Jilson.

O grupo será composto por representantes da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Estado de Agricultura, Empaer, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação de Agricultores Familiares de Cuiabá (Agrifac), Associação dos Piscicultores de Cuiabá (Aspropeixe), além do Banco do Brasil e do MT Fomento.

Poderão ser beneficiados com a iniciativa pequenos produtores familiares, produtores inscritos no Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e produtores que tenham interesse em comprar o produto sem financiamento. 

Cadastro – Durante os mutirões serão feitos ainda os Registros Gerais de Piscicultor (RGP), formulários simplificados exigidos pelo Ministério da Pesca.

“O Ministério da Pesca estabeleceu uma política nacional que estabelece que os municípios que não identificarem a quantidade de piscicultores e os registrarem devidamente com as informações básicas de suas atividades deixarão de receber recursos do Ministério”, ressaltou Jilson Francisco.

Produtores que estiverem atuando sem licença também serão identificados e terão orientação da Secretaria de Trabalho para regularizar suas situações.

Confira as datas e locais dos mutirões:

 

Data: 21 (quarta-feira)
Horário: 14h 

Local: Escola Municipal Herbert de Souza (Escola “do Betinho”, no Cinturão Verde)

Data : 22 (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Associação Criança Feliz, no Distrito Sucuri (em frente ao tanque de peixe da prefeitura)
  
Data : 23 (sexta-feira)
Horário: 14h  
Local: Escola Municipal Novo Renascer, na região do Raizama