Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

04 de Abril de 2012 15h32

Prefeitura de Cuiabá lança as obras do novo Centro Comercial Popular

04/04/2012

Euziany Teodoro ? Secom Cuiabá (65) 3645-6054

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, lançou nesta quarta-feira (04-04) as obras do Centro Comercial Popular da capital, que vai abrigar 175 vendedores ambulantes, conforme determinação do Ministério Público Estadual (MPE). O local escolhido é uma área na Rua 13 de Junho, que estava em nome da Sanecap, ou seja, pertence ao município de Cuiabá.

Galindo vai se reunir ainda hoje com representantes do MPE, e pedir a prorrogação do prazo para a entrega da obra pelo período de mais 120 dias. O prazo se enceraria no próximo dia 13. Para o prefeito, a empresa vencedora da licitação, Rovigo Sistemas Construtivos, tem todas as condições para terminar a construção dentro do prazo.

O projeto, que vai abrigar 300 box comerciais para os vendedores, foi doado pelo arquiteto Deodato Gomes Monteiro Neto. “Fiz a minha contribuição para a cidade de Cuiabá, não apenas para disponibilizar o ponto de comércio, mas para ajudar nesse projeto social da prefeitura”, afirmou o arquiteto.

Desde novembro de 2011, a Prefeitura de Cuiabá tem trabalhado alternativas de instalação dos vendedores ambulantes. Á princípio, eles montaram um ponto de comércio no calçadão da Antonio Maria, no Centro.

“O local era muito pequeno e decidimos alugar uma galeria na Rua Barão de Melgaço, mas lá também era pequeno. Então, após uma negociação com o Ministério Público, preferimos dividir todos eles entre três praças no Centro, onde eles estão agora”, explicou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Dilemário Alencar.

Todos os vendedores ambulantes, assim como os vendedores do Shopping Popular (localizado na Avenida Prainha, no Porto), foram cadastrados na Secretaria de Trabalho e terão direito à aposentadoria. “Foi com nossa união que conseguimos tudo isso. Essas ações vão beneficiar mais de 300 pais de família. Isso sim é um projeto social de verdade”, comemorou a presidente da Associação dos Camelôs e Vendedores Ambulantes, Aparecida Ribeiro de Oliveira.

“Este vai ser um local que, além de abrigar todos estes vendedores e gerar renda para suas famílias, também será um importante ponto turístico. Todos que visitarem Cuiabá terão o desejo de conhecer nosso comércio. Este projeto irá revitalizar o bairro do Porto, resgatando a tradição cuiabana”, encerrou o prefeito Chico Galindo.