Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

09 de Dezembro de 2011 12h46

Prefeitura de Cuiabá doa dez mil alevinos à comunidade do Sucuri

09/12/2011

Sandrine Gahyva- Secom Cuiabá: (65) 8445-2866


A comunidade do Distrito do Sucuri, zona Rural de Cuiabá, é a primeira a ser contemplada pelo Programa “Nosso Peixe”, da prefeitura de Cuiabá. Nesta sexta-feira (09-12), cerca de 10 mil alevinos de Tambacú foram entregues a 19 famílias locais, que sobrevivem da pesca. Os alevinos foram colocados dentro dos tanques construídos na comunidade para o desenvolvimento da piscicultura, sendo mais uma fonte de renda às famílias de pescadores.

A comunidade do Sucuri possui 600 famílias, das quais 120 delas sobrevivem, exclusivamente da pesca. A expectativa da prefeitura de Cuiabá, é que cada família possa arrecadar em média, R$ 7 mil ao ano com a comercialização dos peixes. Em 2012, 50 mil aevinos serão doados em outras regiões da zona Rural de Cuiabá, por meio do Programa “Nosso Peixe”.

A idealizadora do Programa “Valorizando Vidas no Seu Bairro”, Norma Sueli Galindo, articuladora da entrega dos alevinos para os moradores do Sucuri, destacou a importância do Programa “Nosso Peixe”.

”Esta é uma alternativa para que a comunidade busque outra fonte de renda, principalmente, na época da Piracema. Além de proporcionar emprego e renda para as famílias, temos que proporcionar o respaldo para que elas continuem fixadas no campo”, detalhou a primeira-dama de Cuiabá, Norma Galindo.

Conforme o sub-Prefeito do Distrito do Sucuri, Odilson da Silva, por meio do Programa e sua consolidação na região, os pescadores artesanais serão transformados em piscicultores. “Ou seja, se profissionalizarão dentro da área que atuam por toda a vida”.

A qualificação das famílias para a prática da piscicultura é outra etapa do Programa “Nosso Peixe”. “Será feita a capacitação de todos os pescadores, com orientação técnica para criação de peixes em viveiros”, revelou o secretário Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Dilemário Alencar.

Sonho

Para a pescadora Joana Domingas, de 52 anos, ter um tanque de pesca em sua casa é um sonho realizado. Segundo ela, toda sua família, composta por 30 pessoas entre filhos e netos, dependem da pesca. “A partir de agora, posso contar com comida na mesa, e renda no final do mês”, comemorou.

Outra ação importante do Programa “Nosso Peixe” é o desenvolvimento de atividades de comercialização nos bairros de Cuiabá. Para isso, o programa conta com o Caminhão “Feira do Peixe”, da Prefeitura de Cuiabá. O caminhão contém duas câmaras frias, espaço para o manuseio do peixe, balança, máquina para emissão de cupom fiscal e um balcão para atendimento ao consumidor.

Comprometimento

Na ocasião, a primeira-dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, aproveitou para visitar a Creche Municipal do Sucuri, Elzira Cavalcante; a Escola Municipal de Ensino Básico Hilda Caetano e o Posto de Saúde da comunidade.

A idealizadora do “Valorizando Vidas no Seu Bairro” ficou a par das necessidades de melhorias das estruturas dos lugares, e se comprometeu a levar até o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, as solicitações da comunidade, no intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores da região.