Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

07 de Outubro de 2013 18h06

Prefeitura dá início à perfuração de tanques na zona rural

07/10/2013

Renata Neves

A Prefeitura de Cuiabá deu início nesta segunda-feira (07) à perfuração do primeiro dos 120 viveiros (tanques) de peixes que serão construídos na zona rural da Capital até fevereiro de 2014. Localizado no assentamento Gamaliel, o tanque possui 15m x 50m, totalizando 750 m², 2,5 metros de profundidade e terá capacidade para abrigar 500 alevinos.

Na região, composta por 170 famílias, serão construídos um total de oito tanques. Além de perfurá-los, a prefeitura oferece aos produtores assistência técnica permanente, capacitação e garante a comercialização do produto através do Caminhão do Peixe, projeto realizado em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, que percorre a Capital toda semana, sempre às quintas, sextas e sábados, vendendo pescado cultivado por pequenos produtores da região a preços mais acessíveis.

O piscicultor e proprietário do tanque, Natanael Ventura, comemorou a conquista e agradeceu o apoio da Prefeitura de Cuiabá e da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

“Esse é o primeiro tanque legalizado da região. Agradeço muito à Prefeitura pela iniciativa. Agora vou poder produzir meus peixes e garantir meu sustento e da minha família”, disse.

O presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Gamilel, Rosalino Leite dos Santos, afirmou que o projeto trará muitos benefícios às famílias da região. “Com os tanques, os pequenos produtores terão um meio de sobrevivência. Isso é muito bom e está sendo possível graças ao auxílio da prefeitura”.

A perfuração do tanque está sendo realizada com uma máquina retroescavadeira cedida pelo deputado estadual Emanuel Pinheiro, que ficará à disposição da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico até o final do projeto.

O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias Alves de Andrade, destacou os resultados positivos registrados pelo projeto Caminhão do Peixe e a importância da construção dos tanques para sua manutenção. “O Caminhão do Peixe está dando tão certo, que precisamos reabastecer a produção. Os piscicultores que participaram do projeto venderam todas as suas produções”.

Para o desenvolvimento da ação, serão utilizadas duas máquinas retroescavadeiras e uma prancha para transportá-las. 

A maioria dos piscicultores que receberão os tanques já possui licença ambiental. Os que ainda não possuem estão recebendo auxílio da Secretaria de Trabalho para reunir os documentos necessários, que serão encaminhados para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pela análise e concessão das licenças.