Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

27 de Dezembro de 2012 15h09

Prefeito de Cuiabá inaugura novo Centro Comercial Popular da capital

27/12/2012

Carol Sanford-Secom Cuiabá-(65) 3645-6054

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, inaugurou nesta quarta-feira (26/12), o novo Centro Comercial Popular, que vai abrigar os vendedores ambulantes que atuam na região central da capital. No Centro irão trabalhar 250 camelôs, que foram cadastrados pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

A Secretaria fez o levantamento socioeconômico de cada interessado em exercer a atividade. “Foram 175 ambulantes considerados aptos pelo levantamento. Com o novo Centro, décadas de comércio ambulante começa agora a ser organizado”, afirmou a secretária titular da pasta, Tânia Matos.

Representantes dos camelôs disseram que a inauguração do Centro marca uma data muito importante para o setor. Eles ainda homenagearam pessoas que tiveram influência na construção do Centro, entre elas, o prefeito Francisco Galindo.

“E todos aqueles que estão cadastrados já podem começar a se deslocar para este novo local, que possui muito mais conforto para os trabalhadores e consumidores. Não estamos resolvendo definitivamente o problema dos ambulantes em Cuiabá, mas é o início de um trabalho que precisa ser constantemente aprimorado”, destacou Galindo.

O prédio, localizado no bairro do Porto (ao lado do Mercado do Porto), tem uma bela arquitetura, que busca resgatar a história do Porto – um dos locais onde nasceu a cidade de Cuiabá. A prefeitura investiu na obra o total de R$ 2,78 milhões. O espaço oferece ainda toda comodidade para que comerciantes possam trabalhar e a população tenha um bom atendimento.

Com a transferência dos camelôs para o novo Centro, as três praças - Ipiranga, Caetano Albuquerque e Maria Taquara - ficarão livres do comércio popular, seguindo determinação do Ministério Público Estadual (MPE) e novos camelôs e vendedores ambulantes estão proibidos de se instalar nesses locais.

O MPE e a Prefeitura de Cuiabá querem que as praças, consideradas símbolos históricos da capital, sejam usadas como áreas de laser e espaço comunitário. A revitalização das praças municipais também segue a determinação por Cuiabá ser cidade sede da Copa do Mundo de 2014.

Em junho deste ano, o prefeito Francisco Galindo assinou o decreto 5.189/2012, que regulamenta a atividade de ambulante na capital. Os critérios estão estabelecidos na Lei Complementar 004/1992 (artigo 346).