/

17 de Maio de 2013 11h52

Mutirão do Crédito atrai dezenas de pequenos comerciantes

17/05/2013

Carol Sanford

Com grande procura por parte de pequenos comerciantes, a Prefeitura de Cuiabá deu início nesta sexta-feira (17) à primeira edição do Mutirão do Crédito, no Centro Comercial Popular. O mutirão visa a intermediar o acesso da população junto às instituições financeiras.

Para a presidente do Centro Comercial, Aparecida Ribeiro de Oliveira, o acesso ao crédito irá beneficiar os pequenos comerciantes, que poderão investir em mercadorias, possibilitando a formação de estoques. “Já estamos nos preparando para a Copa do Mundo de 2014”, disse.

O público-alvo da ação, além dos 250 vendedores do Centro Comercial, são os feirantes do Terminal Atacadista do Verdão, do Mercado do Porto e das 53 feiras livres da Capital. “E mais a população, em geral, que desejar ter acesso ao crédito, sejam da zona urbana ou rural. A proposta é que estes pequenos comerciantes invistam em seus negócios e saiam da informalidade”, explicou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias Alves de Andrade.

A comerciante Sueli Mendes vende meias no Centro Comercial Popular e procurou as instituições financeiras para mudar o foco de suas vendas, investindo em novos produtos. “Eu vendia produtos eletrônicos na praça, mas com o tempo eles foram estragando. Essa ação nos dá a possibilidade de recomeçar, e estar aqui no Centro Comercial, abrigados da chuva e do vento, possibilita adquirir e vender esse tipo de mercadoria de novo”, contou.

A ação faz parte do programa Cidadão 100%, que tem o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida da população e fomentar a geração de emprego e renda, garantindo o suporte financeiro necessário a microempreendedores individuais, com o objetivo de expandir e facilitar o acesso ao crédito para seus planos de negócio através de linhas de crédito oferecidas por instituições financeiras parceiras.

“Em março, 39 vendedores do Centro Comercial já haviam sido beneficiados com crédito junto às instituições através do programa Cidadão 100%, investindo em seus estoques e melhorando a renda da família”, comentou Elias Alves.

No mutirão, participam quatro instituições financeiras: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Sicredi, que orientam os interessados a adquirir financiamentos como o Microcrédito Produtivo Orientado (MPO), que oferece crédito entre R$ 150 a R$ 15 mil, com juros de 0,64% ao mês.

O secretário ainda explicou que a prefeitura está articulando junto às instituições para que aqueles que têm restrições de crédito anteriores possam renegociar suas dívidas utilizando parte do novo financiamento.