Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

04 de Abril de 2013 11h23

Mais de 450 toneladas de pescado foram vendidas durante projeto “Peixe Santo”

04/04/2013

Secretaria de Comunicação - 3645-6054

A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico concluiu o balanço do projeto Peixe Santo 2013. No total, foram comercializadas 452,7 toneladas de peixe durante os três dias de venda.  

Entre os dias 27 e 29 de março, foram instalados 36 pontos de venda de peixe em todas as regiões da cidade. Cerca de 200 pequenos produtores participaram do projeto, que foi realizado pela Prefeitura de Cuiabá e entidades parceiras.

Foi registrado um aumento da procura pelos pontos de venda distribuídos pelas cinco regiões da cidade. Em 2013 foram vendidas 106,9 toneladas de pescado nestes locais, enquanto em 2012 a venda nestes pontos haviam somado 92,5 toneladas.

No Mercado do Porto e as bancas da Avenida Beira Rio, que são pontos tradicionais de comércio de peixe, foram vendidas 345,8 toneladas.

Neste ano, houve um cuidado maior com a higiene. Os comerciantes participaram ao curso “Boas Práticas para Manipuladores de Pescado”, aplicado pela Vigilância Sanitária de Cuiabá e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A ação resultou em uma melhoria expressiva na qualidade do pescado comercializado.

Outro aspecto relevante foi a constatação do sabor do pescado de viveiro bastante aproximado ao sabor do pescado de rio.

O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias Alves de Andrade, considerou positivo o resultado do “Peixe Santo” e apontou como avanços o tabelamento de preço do peixe limpo e a redução de preço do peixe vendido no mercado por conta do projeto desenvolvido pela prefeitura.

“Além disso, houve extremo cuidado com a higiene relacionada à limpeza e manuseio do pescado, o que resulta em benefício para os cidadãos. O evento deste ano foi um sucesso e, com certeza, no próximo ano será ainda melhor”, acrescentou.

A superintendente federal do Ministério da Pesca em Mato Grosso, Marlene Assunção, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá e afirmou que levará as informações referentes ao projeto ao Ministério da Pesca.

“Queremos que Cuiabá seja referência para outras cidades e Estados, para desenvolver esse mesmo projeto em todo o Brasil. Também vamos solicitar ao ministro que fortaleça ainda mais esse projeto na capital mato-grossense”, disse.