Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

24 de Maio de 2013 17h44

Lideranças rurais apresentam reivindicações a Mauro Mendes

24/05/2013

Carol Sanford

O prefeito Mauro Mendes recebeu nesta sexta-feira (24) a visita de lideranças da zona rural, que apresentaram reivindicações sobre as necessidades que encontram nas comunidades. Mauro afirmou que vai estudar todas as demandas para classificar as prioridades.

Entre os pedidos, os líderes destacaram a necessidade de melhorias no abastecimento de água, no transporte coletivo, das estradas e pontes, da saúde e também para uma assistência técnica que os ajude a melhorar a produção da agricultura familiar.

“Sabemos dos problemas e queremos buscar as soluções. Vamos estudar todas essas demandas com carinho, pois são muitas as ações que podem ser desenvolvidas no campo, mesmo que gradativamente. E é dessa forma que se trará a qualidade de vida para o pequeno produtor”, disse o prefeito.

Outra reivindicação, principalmente das mulheres das comunidades rurais, foi a necessidade de estrutura para cursos e trabalhos artesanais. Elas pediram que a administração construa uma sede para que as iniciativas possam ser realizadas.

Mauro lembrou que há muita madeira apreendida pela Secretaria de Meio Ambiente, sem utilidade, e está sendo estudada a possibilidade de usá-la para a construção de sedes e associações de moradores, que serão doadas às comunidades. “São cinco mil metros cúbicos de madeira que também podem ser utilizadas para a construção de galinheiros e caixas para produtores de mel, auxiliando os pequenos agricultores”, comentou.

A criação da Secretaria de Agricultura Familiar também foi pedida pelos produtores, ao que o prefeito destacou dar prioridade ao assunto.

Para o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias Alves de Andrade, a reunião foi produtiva para que a administração municipal tome conhecimento das dificuldades das comunidades rurais. “Estamos trabalhando em duas frentes, que visam resultados no médio e longo prazos, mas também precisamos conhecer as demandas do momento para buscar as soluções”, disse.

Participaram da reunião membros do Sindicato Rural e da Associação dos Agricultores Familiares de Cuiabá, e o vereador Dilemário Alencar.