Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

13 de Agosto de 2013 10h30

Iniciadas aulas de inglês para comerciantes em Cuiabá

13/08/2013

Renata Neves

Os cursos de inglês para comerciantes do Centro Comercial Popular e de outras feiras livres da Capital tiveram início nesta segunda-feira (12). Oferecidas através do programa Cidadão 100%, as aulas têm duração de dois meses.

Por conta da grande procura, foram formadas quatro turmas, sendo duas no período da manhã – das 7h30 às 11h30 -, uma no período da tarde – das 13h30 às 17h30 - e uma à noite – das 18h30 às 21h30, de segunda a sexta-feira.

Do total de turmas formadas, duas iniciaram os cursos ontem – uma no período da manhã e outra à tarde – e as demais começarão nos próximos dias. As aulas ocorrem no escritório localizado na feira livre do bairro Porto.

Também será oferecido curso de espanhol. A turma é composta por 30 alunos e as aulas serão ministradas das 7h30 às 11h30. No total, 128 trabalhadores se inscreveram para participar dos cursos.

Os cursos de língua estrangeira são oferecidos pelas Secretarias Municipais de Trabalho e de Assistência Social e as aulas são realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Segundo o secretário municipal de Trabalho, Elias Alves de Andrade, a ação visa a qualificar os comerciantes para a Copa do Mundo de 2014.

“Haverá uma estação do VLT próximo à Ponte Velha e lá é rota de acesso para a Arena Pantanal, portanto será fundamental que eles possam se comunicar com os turistas. Essa é mais uma atividade do programa Cidadão 100%, que visa retirar os trabalhadores da informalidade e levá-los à formalidade para que melhorem as condições de seus negócios e, consequentemente, de suas vidas”, ressaltou o secretário.