Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

24 de Fevereiro de 2011 09h00

Ideli Salvatti visita Cuiabá e entrega "Caminhão Feira do Peixe" a Prefeitura

24/02/2011

Dayane Sena/Da Assessoria-SMTDE

A ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, visita Cuiabá hoje (24-02) para participar da solenidade de entrega do “Caminhão Feira do Peixe” para a Prefeitura de Cuiabá, uma doação feita pelo Governo Federal aos municípios, através do programa “Peixe nos Bairros”. O evento vai ocorrer às 14h30  no tradicional Mercado do Porto,  e contará com a presença de autoridades do Estado. O caminhão tem capacidade de transportar e armazenar até 3,5 toneladas para comercialização de pescado fresco e congelado.

O programa tem o objetivo de proporcionar aos consumidores o acesso mais rápido e fácil ao pescado fresco e com um preço bem mais barato. O Caminhão do Peixe funciona como uma peixaria móvel, com carroceria frigorífica projetada para congelar e armazenar mais de 3,5 toneladas, além do balcão para venda direta dos peixes.

“O prefeito Chico Galindo trabalhou junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para habilitar a prefeitura no  programa nacional Peixe no Bairro. Portanto, nosso município foi contemplado com o “Caminhão Feira do Peixe”. Ele é composto por duas câmeras frias, espaço para o manuseio do peixe, balança, máquina para emissão de cupom fiscal e um balcão para atendimento ao consumidor. O valor do caminhão é de aproximadamente R$ 300 mil”, explicou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Dilemário Alencar.

O secretário explicou ainda que a proposta é usar o caminhão para  promover feiras itinerantes nos bairros Cuiabá. “Vamos levar o pescado direto do produtor para o consumidor com o objetivo de baratear o preço do produto com o objetivo de beneficiar nossa população e ao mesmo tempo proporcionar renda aos pescadores", destaca Dilemário.

Com os caminhões, os pescadores e aquicultores podem se organizar e abrir a feira móvel em vários pontos de comercialização, circulando pelos bairros, vilas e comunidades. No caminhão há uma balança e uma máquina de cupom fiscal que também poderá ser emitido na hora.

Do total de 50 unidades do Caminhão Feira do Peixe, Mato Grosso receberá três unidades. Os contemplados são o Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal, na região de Cáceres, o Consórcio do Vale do Rio Cuiabá e a prefeitura de Cuiabá. Segundo o Ministério da Pesca, esta é só a primeira etapa do programa peixe nos bairros, com a entrega de 50 veículos. A meta é chegar aos 200 veículos.

O Caminhão Feira do Peixe é fornecido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura por meio de um termo de permissão de uso, já assinado pela prefeitura de Cuiabá durante cerimônia realizada em dezembro do ano passado, no Museu Nacional da República, em Brasília/DF.

Serviço:

O que: Entrega do Caminhão Feira do Peixe

Quando: Quinta-feira (24.02)

Onde: Mercado do Porto

Horário: 14h30 horas

Outras informações:
Dayane Sena
Tel: 3645-7250