/

04 de Abril de 2011 08h43

Governador em exercício visita Mercado do Porto e promete parcerias com a Prefeitura

04/04/2011

Dayane Sena

Acompanhado do secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico Dilemário Alencar, o governador em exercicio de Mato Grosso Chico Daltro, visitou no sábado (02.04), o tradicional Mercado do Porto. Este foi o primeiro compromisso público de Daltro após assumir o comando do Palácio Paiaguás.

O governador andou pelo mercado, cumprimentou os feirantes e ouviu reivindicações para o setor e em relação à estrutura do local. Na oportunidade, ele recebeu da presidente da Associação dos Permissionários do Mercado do Porto, Silvania Costa, um ofício para a continuidade de obras prometidas pelo então governador Blairo Maggi. Segundo ela, a conclusão dessas obras ajudará na conservação de alimentos ali comercializados.


“Nós solicitamos ao governador em exercício o recomeço das  obras de colocação da manta térmica no teto do mercado, bem como a colocação do forro em toda a estrutura metálica do barracão. Para nós é muito importante que seja concluída essa obras, pois ajudará a manter a qualidade dos alimentos perecíveis e proporcionará condições melhores de trabalho para os mais de 600 trabalhadores que trabalham neste local", explicou a líder dos feirantes. 


Já o secretário de Trabalho Dilemário Alencar, agradeceu em nome do prefeito Chico Galindo, a visita do governador Chico Daltro ao Mercado do Porto, e disse que parcerias entre o governo municipal, estadual e a Agecopa, são fundamentais para que o setor do abastecimento da Capital seja modernizado.


"Em Cuiabá nos temos o Mercado do Porto, o Terminal Atacadista do Verdão, o Mercado Municipal (localizado na avenida Issac Póvoas) e 50 feiras livres que são realizadas nos nosso bairros. Esse segmento gera aproximadamente 3.000 mil empregos diretos e milhares de indiretos. Portanto, queremos parcerias para modernizar as estruturas desses importantes instrumentos de comercialização. Outro aspecto importante, é proporcionar oportunidades de qualificação profissional para os feirantes, como por exemplo, oferecendo cursos de técnicas de atendimento e de idiomas", explicou Dilemário.


O governador Chico Daltro disse que a visita às instalações do Mercado do Porto foi para verificar a situação do local e afirmar para os feirantes e a Prefeitura de Cuiabá que é  compromisso do governador Silval Barbosa concluir a segunda etapa das obras no Mercado. "Vamos retomar as obras o mais urgente possível. A idéia é também viabilizar projeto de revitalização do antigo batalhão que fica ao lado do Mercado, como forma de transformá-lo num espaço de multiuso para os feirantes".


Daltro disse também que governo estadual  tem a consciência que o Mercado do Porto é um ponto importante para a sociedade cuiabana e que precisa passar por transformações, pois será um dos espaços mais visitados pelos turistas durante o acontecimento da Copa de 2014. "Vamos trabalhar para viabilizar  recursos para modernizar ainda mais o Mercado do Porto e para realizar cursos de qualificação para esses valorosos trabalhadores feirantes" destacou.


Participaram também da visita ao Mercado do Porto,  o presidente do MT Fomento, Arcleidy Dias Pereira, o secretário adjunto de Assuntos Comunitários da Setecs, Benjamin Franklin Lira de Araújo, o presidente da União Cuiabana de Associação de Moradores de Bairros (Ucamb), Édio Martins, e a assessora da Secretaria de Trabalho, Rosilma Tibaldi.

Mais informações

Contato: 3645-7223 (Dayane Sena)

E-mail: imprensasmtde@gmail.com