Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

18 de Junho de 2013 17h14

Ex-camelôs de Cuiabá aprendem inglês e espanhol

18/06/2013

Evelyn Ribeiro - 3645-6054

A Prefeitura de Cuiabá, em parceria com as instituições Sebrai e Senai, realizou nesta terça-feira (18) as inscrições para palestras e  cursos de inglês e espanhol direcionados aos microempreendedores que trabalham no Centro Comercial Popular, no bairro Porto.  As ações integram o programa Cidadão 100% desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Os ex-vendedores ambulantes estão no local há cerca de cinco meses e agora em situação regular, aproveitam as oportunidades para se preparar para transformação comercial no Mundial de 2014. “É uma missão que começamos em janeiro, quando houve a remoção deles para cá. As ações tem que continuar e é o que vamos fazer”, declarou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias Alves de Andrade.

Dalzira Fernandes do Nascimento, 51, conta que estudou apenas até a 8° série e viu nos cursos uma nova chance. Ela se matriculou tanto para aprender idiomas como para participar da palestra “Benefícios em se tornar um empreendedor individual”, oferecida pelo Sebrae.

“Desde que viemos para o Centro Comercial nossa situação mudou bastante e não temos mais que enfrentar o sol todos os dias. O melhor de tudo é que estamos tendo assistência da prefeitura, principalmente no que se refere à capacitação” concluiu.

Para Antônio Everton Rabelo Pinheiro, 50, as capacitações surgiram em boa hora. “Com turista aqui, a gente tem que se atualizar. Também é bom porque não temos tempo para sair, e eles trazendo já facilita”, disse.

 Os cursos de idiomas disponibilizados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), disponibilizados pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, têm duração de 160 horas e 25 a 30 vagas por turma, já que serão ministrados nos períodos diurno e noturno.

Já a palestra, ocorre no mês de julho as terças e quintas-feiras das 8h30 às 10h30, ou das 19h às 21h, com até 40 vagas por turma. “A proposta é fazer com que eles conheçam mais sobre a importância de atuarem em situação regular, atendimento, gerenciamento de estoque e benefícios. A palestra é dos um pré-requisitos para isso”, esclareceu Eleuzani Ataíde Passos, técnica do Sebrae.

As inscrições podem ser feitas até às 18h desta-terça-feira (18), e as próximas ações do programa serão desenvolvidas nos bairros Poção, Dom Aquino e 1° de Março.