Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

11 de Agosto de 2010 11h00

Elismar Bezerra participa de cadastramento de famílias de agricultores

11/08/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Realizado em parceria com o governo federal, o Programa de Aquisição de Alimentos,  tem apoio da Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico - Smtde. É um dos programas aplaudidos pelo prefeito Chico Galindo, que defende total incentivo aos agricultores familiares. "Não é fácil produzir sem a perspectiva concreta de comercialização", analisa o gestor. "Soma-se a isso as dificuldades dos produtores familiares para sobreviverem com dignidade, suando de sol a sol para cumprir uma missão importante na sociedade. Todo apoio que receberem é vital, pois ajuda na melhoria da qualidade de vida deles e diminui o êxodo rural".

O secretário Elismar Bezerra concorda com o prefeito Chico Galindo. Ele está  visitando pessoalmente as comunidades rurais do Município cuiabano para inserir as famílias na agenda de cadastramento. Ontem (10-08), Bezerra esteve na comunidade do Aguaçu, e ali se inteirou das necessidades de comercialização da produção e dos reais vínculos dos produtores com as áreas de moradia. "O objetivo do programa é justamente fortalecer a agricultura familiar, para que seus integrantes permaneçam nas origens e tenham condições de produzir e comercializar".

Em Cuiabá, a meta do programa é atender 300 famílias da zona rural. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, pela parceria estabelecida, adquire até R$ 4,5 mil em mercadorias (produção rural) de cada família. Bezerra explica que o objetivo do cadastro é acelerar esse processo. "Nós verificamos a documentação, como Declaração de Aptidão do Produtor - DAP, e outros documentos imprescindíveis ao programa.  Também nos reunimos com os agricultores familiares do Cinturão Verde, Pedra 90, Assentamento 21 de Abril e a comunidade rural, em geral. Já nos reunimos com agricultores do Aguaçu, Pai Joaquim e de outros polos rurais do Município", informou.

A ideia, adianta Elismar, é começar a adquirir a produção dos agricultores familiares até o final de agosto. "Toda a produção será destinada a entidades filantrópicas, seja asilo de idosos, creches e setores carentes da sociedade. Uma das nossas propostas é, juntamente com o Conselho Antidrogas, incluir os usuários de drogas nesse programa. Enfim, todas as entidades que trabalham com a prevenção às drogas e diversos males sociais podem ser beneficiadas".

Este programa trará fortalecimento excepcional à agricultura familiar, aposta o secretário Elismar. "É mais um dos incentivos federais no campo, e a Prefeitura de Cuiabá também está disposta a arregaçar as mangas para que a parceria tenha êxito. Os pequenos agricultores familiares vão poder comercializar seus produtos, além da garantia de receber à vista pelas mercadorias. Assim, podem melhorar substancialmente suas condições de vida e de trabalho. A arrecadação da produção será feita pela Secretaria, que irá até às propriedades rurais. Após pesar os produtos, os agricultores recebem na hora", garantiu ele.