Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

31 de Maio de 2011 16h34

Dilemário diz que construção da Votorantim mudará realidade do Aguaçu

31/05/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico – SMTDE, Dilemário Alencar, um entusiasta da instalação da fábrica de cimento da Votorantim no Distrito do Aguaçu, afirmou hoje (31-05) que tem acompanhado de perto o desenvolvimento das obras, previstas para serem finalizadas em junho de 2012. Ele informou que esta é uma determinação do prefeito Chico Galindo, "que não mediu esforços para trazer esta unidade industrial da Votorantim para Cuiabá, cuja mobilização foi feita a partir do Pró-Cuiabá - Programa Municipal de Desenvolvimento Econômico, fundamentado na política de incentivos fiscais, principal atrativo usado pelas empresas para expandir suas bases”.

Dilemário acentua que a vinda daquela unidade industrial resultará em mudanças positivas em todo o cenário econômico da região do Aguaçu e Guia. "A fábrica da Votorantim implica em avanços destacados na economia regional que compreende os Distritos da Guia e Aguaçu, ainda fundamentada na agricultura familiar. A partir do momento da operacionalização desta unidade industrial, a tendência é de que sejam sediados empreendimentos diversificados no seu entorno, a exemplo de postos de combustíveis, supermercados, restaurantes, lojas, academias, hotéis e outros".

Atualmente, 300 homens trabalham na construção da fábrica de cimento. "Tenho estado lá com frequência, e posso assegurar que o ritmo do empreendimento está a pleno vapor. Se isto se mantiver, não teremos 'quebra' do cronograma estipulado para a inauguração da fábrica da Votorantim, em junho de 2012.  Durante a construção, mais trabalhadores serão contratados, cerca de mil homens.  Já com a unidade pronta, serão gerados 600 empregos diretos, 1.800 entre diretos e indiretos".

Dilemário elogiou os cursos que a Votorantim disponibilizou para capacitar seus empregados antes do início das obras (carpintaria, mecânico, torneiro, eletricista, soldador e outros). O fato de o grupo priorizar a mão de obra regional, num primeiro momento da disponibilização de vagas para os cursos, foi incentivador, define.

"A Prefeitura, por meio das Subprefeituras dos Distritos da Guia e Aguaçu, Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, se integrou desde o primeiro momento aos parceiros que viabilizaram esses cursos para os trabalhadores, auxiliando na dinâmica de todo o processo de seleção. Capacitar os trabalhadores, acostumados à atividade roceira, foi o primeiro passo para se promover a transformação daquela região”, concluiu.