Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

12 de Agosto de 2010 14h29

Cuiabanco-Credimais fortalece os pequenos empreendedores de Cuiabá

12/08/2010

Sanny Lisboa-Assessoria/PMC

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico-SMTDE, por meio da Diretoria de Geração Emprego e Renda, desenvolve o programa de microcrédito produtivo popular, em parceria com o Cuiabanco-Credimais. De acordo com  gerente do Credimais Phablo Barros, o Banco do Povo liberou cerca de R$ 9 milhões em Cuiabá, entre microcrédito e troca de cheques até dezembro desde que foi criado em 2008.

O secretário da SMTDE, Elismar Bezerra, diz que a finalidade do Cuiabanco-Credimais é fortalecer os micro e pequenos empreendedores e fomentar a geração de trabalho e renda, além de dar melhores condições de trabalho a esses integrantes da economia formal e informal. “Com a facilidade de crédito que oferecemos a esses pequenos empreendedores, a administração municipal de Cuiabá consegue reduzir o desemprego”, observou.

Conforme o gerente Phablo Barros, quatro mil pessoas já foram beneficiadas de forma direta ou indiretamente pelo programa que tem um índice de inadimplência, relativamente, baixo. “Nós acompanhamos e orientamos a atividade dos clientes por isso a taxa de inadimplência é só de 3%”, explicou. Os juros cobrados nas operações são os mais baixos do mercado, 3,98%.

O juro baixo foi o que atraiu a micro empresária Dalva da Silva Moreira a fazer o primeiro empréstimo na instituição em 2008. De lá pra cá, ela e o marido, já fizeram outras operações. No começo o dinheiro serviu para fomentar os negócios da lojinha de roupas e da bicicletaria. Hoje o casal transformou o a bicicletaria em oficina de motocicletas e abriu mais outo negócio, uma revenda de água e gás. “Foi uma luz para nós, é uma luz para os pequenos”, afirmou Dalva sobre o Cuiabanco-Credimais.

Qualquer pessoa que mora em Cuiabá  e desenvolve um pequeno negócio, tem uma atividade profissional, mesmo que não tenha uma empresa, pode ter acesso aos crédito do Cuiabanco-Credimais. Os empréstimos variam de R$ 300,00 a 10.000,00. A instituição fica na Rua Barão de Melgaço, 3.150, no Centro. O telefone é o 3324 1405.