Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

06 de Dezembro de 2010 17h00

Cuiabá registra investimentos progressivos em piscicultura familiar

06/12/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Por entender as dificuldades enfrentadas pelos piscicultores, o Município cuiabano tem direcionado investimentos progressivos para potencializar a produção de peixes a custo praticamente zero aos pequenos piscicultores locais. O retorno é rápido e seguro à série de investimentos feitos, garantem técnicos da área.

Um exemplo disso é o projeto piloto intitulado 'Peixe Nosso', deflagrado em 2008 pela Prefeitura de Cuiabá, no Cinturão Verde, Pedra 90. De lá pra cá a Prefeitura tem promovido assistência técnica direta aos piscicultores daquela região, que comporta dezenas de comunidades periféricas. "É um projeto que nasceu da iniciativa de melhorar a vida daquela gente. Deu certo, e isso já é motivo de incentivo para que tenha continuidade", observou Oderly Xaxim.

Os investimentos do município cuiabano em piscicultura aproximam-se de R$ 5 mil por propriedade, o que inclui a parte de construção e legalização de viveiros, doação de alevinos, fornecimento de ração e acompanhamento técnico a cargo de profissionais especializados na área. Com cerca de um ano, já é possível o produtor comercializar seu peixe e ter acesso a uma renda regular.

Para que o projeto “Peixe Nosso” se tornasse uma realidade, relembra o secretário Dilemário Alencar, a Prefeitura de Cuiabá procedeu minuciosa pesquisa técnica ambiental a respeito das propriedades rurais mais adequadas para comportar investimentos de piscicultura no Cinturão Verde. Isso incluiu levantamentos topográficos, elaboração e legalização do projeto pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico - Smtde, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio ambiente - Smades. "Houve disposição técnica e vontade política. Aí, as coisas acontecem mesmo", assegurou ele.

Segundo recordam técnicos que participaram do trabalho a campo, grande número de famílias da região do Cinturão Verde já havia abandonado as propriedades antes de o projeto piloto 'Peixe Nosso' ser apresentado e, finalmente, consolidado. As propriedades, que anteriormente enfrentavam um quadro de desvalorização progressiva, agora têm valores dobrados e de acordo com a expectativa dos proprietários.