Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

18 de Agosto de 2010 12h35

Cuiabá recebe uma das maiores indústrias têxteis do mundo

18/08/2010

Sanny Lisboa-Assessoria/PMC

A Vicunha, uma das maiores indústrias têxteis do mundo, deve começar o processo de instalação de sua fábrica em Cuiabá ainda este ano. Segundo o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elismar Bezerra, a prefeitura já está negociando a área escolhida pela empresa, para fazer a desapropriação.

O protocolo de intenções de abertura da maior planta industrial da empresa no país foi assinado no último mês de março. A unidade fabril, que será instalada em Cuiabá, destina-se à produção de índigo e brim, visando atender o mercado interno. Serão investidos R$ 350 milhões nas etapas de construção, maquinário, mão-obra e capital de giro.

O secretário informou que só no processo de construção devem ser gerados cerca de dois mil empregos diretos e outros seis mil indiretos na região. A empresa deve entrar em operação dentro de três anos. “Já cumprimos todas as exigências para que ela seja instalada na capital”, assegurou Elismar Bezerra.

Segundo ele, a escolha de Cuiabá para a implantação da fábrica foi fundamentada principalmente na política de incentivos fiscais. Com o programa de incentivos fiscais oferecido pelo Município, o “Pró-Cuiabá”, a indústria usufruirá de descontos de 70% em todos os impostos.

A planta da Vicunha terá capacidade de processamento anual de 65 mil toneladas de algodão e produção de 72 milhões de metros lineares de tecido por ano. O parque industrial ocupará uma área de 60 hectares, na Rodovia dos Imigrantes.

VICUNHA

Fundada em 1967, a Vicunha Têxtil é líder em diversos segmentos da indústria têxtil e maior companhia do setor da América Latina e da Europa. A empresa detém atualmente 25% do mercado têxtil brasileiro e situa-se entre os três principais produtores do mundo. A indústria planeja desenvolver um pólo de confecções no Estado, gerando mais empregos e tornando seus produtos ainda mais competitivos no mercado.

A empresa é líder em diversos segmentos da indústria têxtil e maior companhia do setor da América Latina e da Europa. Ela produz e comercializa índigos, brins, fios e filamentos e conta com unidades fabris no Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Em 1982, iniciou suas atividades no mercado externo e, hoje, é considerada uma das maiores empresas exportadoras do setor, vendendo seus produtos às melhores marcas nacionais e internacionais. Para isso, investe constantemente em tecnologia e aperfeiçoamento de seus colaboradores para melhoria de qualidade e aumento da eficiência de produção.

Sempre atenta às novidades do segmento, a empresa apoia diversos estilistas nos eventos de moda e participa das principais feiras mundiais do ramo têxtil, como Denim by Première Vision, Première Vision, Munich Fair, Shangai Intertextiles e Colombiatex.

Consciente de seu papel social, a companhia realiza ações nas áreas de educação, saúde, conservação ambiental e programas motivacionais, entre outros.