Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

03 de Outubro de 2013 15h20

Caminhão do Peixe já vendeu mais de 10,7 toneladas de pescado

03/10/2013

Renata Neves

Mais de 10,7 toneladas de pescado já foram vendidas pelo Caminhão do Peixe da Prefeitura de Cuiabá desde o início do projeto, em junho deste ano. Até o momento, já foram realizadas 14 edições e a média de vendas de peixe registrada em cada uma é de 770,43 kg.

O Caminhão do Peixe é um projeto itinerante desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, que percorre a Capital toda semana, sempre às quintas, sextas e sábados, vendendo peixes cultivados por pequenos produtores da região a preços mais acessíveis.

Na edição da semana passada, promovida no bairro Parque Cuiabá, foram comercializados 1.890 kg de pescado, superando todas as demais. Esta semana, o caminhão está estacionado na Praça Alencastro, no Centro, onde permanece até sábado (05).

O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias Alves de Andrade, ressalta os benefícios gerados pelo projeto.

“O Caminhão do Peixe beneficia os piscicultores, que têm a comercialização de suas produções garantida, e a população, que pode ter acesso a um alimento saudável pagando preços inferiores aos de mercado. Com o projeto, eliminamos também a figura do atravessador, garantindo o contato direto entre produtor e consumidor”.

Também é possível verificar uma queda nos preços dos peixes vendidos pelos comércios das regiões que recebem o projeto.

O Caminhão do Peixe já atendeu 7 piscicultores de  diversas localidades da zona rural de Cuiabá. Todos esgotaram seus estoques de pescado, proporcionando o surgimento de um novo ciclo em seus viveiros (tanques).

O piscicultor João Alcir Heinen já participou de algumas edições e esta semana está novamente vendendo seus produtos na Praça Alencastro. Em sua avaliação, o projeto desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, é muito positivo.

“Sou morador do bairro 21 de Abril e tinha muita dificuldade em vender meus peixes. Lá no ‘interior’ não temos para quem vender, então vendíamos apenas para donos de mercados, mas eles querem pagar preços muito baixos e fazem muitas exigências. Agora, com o Caminhão do Peixe, podemos vender direto para os cidadãos, a preços mais baixos que os do mercado, mas que compensam para nós. Além disso, a prefeitura nos oferece toda estrutura para a venda: transporte, câmara frigorífica, freezer, sem nenhum custo”, relatou.