Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

21ª edição do Peixe Santo será realizada entre os dias 03 e 06 de abril

29/03/2012

Cristina Borges-Assessoria SMTDE-3645-7223/8453-50

O evento será realizado em 35 pontos espalhados pela cidade. O quilo do peixe fresco será de R$ 6,80 para as espécies de tambacu, pacu e tambatinga. Já para o pintado amazônico será vendido a R$ 10,00.

Com o tema “Peixe é gostoso e faz bem para a saúde!”, a Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho,  realiza entre os dias 03 e 06 de abril, a 21ª Edição do Projeto Peixe Santo. O projeto tem como objetivo proporcionar à população cuiabana a oportunidade de comprar peixes frescos, criados em viveiros, a preço acessível durante o período da Semana Santa.

O evento será realizado em parceria com produtores e vendedores de peixe, que terão a responsabilidade de abastecer os locais de venda do pescado. A Prefeitura disponibilizará para a categoria os pontos de comercialização, com tendas, balanças, camisetas e bonés do projeto.

“O Peixe Santo é um projeto social, pois gera renda a centenas de famílias de produtores e vendedores de peixes. O projeto regula também o preço do pescado na Semana Santa, o que é bom para toda a sociedade. Outro aspecto é que a população que mora distante do centro da Capital tem a comodidade de encontrar o pescado em pontos próximos a seu bairro, o que evita o gasto com transporte para aquisição do pescado”, explicou o secretário municipal de Trabalho, Dilemário Alencar, em coletiva de imprensa concedida nesta quinta-feira (29-03).

Para este ano, os pontos de comercialização foram distribuídos de forma estratégica. Eles estarão situados em locais de grande circulação de pessoas, como por exemplo, pontos de ônibus, rotatórias e ruas que dão acessos a bairros interligados.

“A gestão do prefeito Chico Galindo vem investindo no ‘Peixe Santo’, pois nós entendemos que o projeto virou uma tradição e tem o apoio da população cuiabana. Hoje os vendedores de peixe têm melhores condições de trabalho e os consumidores têm garantias de comprar um produto de qualidade e a preço justo”, disse o secretário.

Preço do Peixe Santo

O quilo do peixe fresco que os vendedores inscritos no Projeto Peixe Santo poderão praticar, junto ao consumidor cuiabano, será de R$ 6,80 para as espécies de tambacu, pacu e tambatinga. Já para o pintado amazônico custará R$ 10,00 o quilo.

O preço foi definido em reunião entre os produtores e vendedores de peixes com a Secretaria de Trabalho.

2011

A 20ª edição do Peixe Santo, realizada em 2011, vendeu 465 toneladas de peixe por R$ 6,00 o quilo durante a Semana Santa. O volume foi 16% maior que em 2010, quando foram comercializadas cerca de 400 toneladas. Para 2012, a expectativa é comercializar pelo menos 500 toneladas.

CONFIRA OS PONTOS DE COMERCIALIZAÇÃO DO PEIXE SANTO

REGIÃO CENTRAL

Praça Memorial Ulisses Guimarães

Praça Alencastro