Saúde / IMUNIZAÇÃO

05 de Julho de 2021 16h44

Vacina contra a Influenza é liberada para toda a população acima de 6 meses de idade

05/07/2021

CELLY SILVA

Gustavo Duarte

A campanha de vacinação contra a Influenza foi liberada pelo Ministério da Saúde para a população em geral, a partir de 6 meses de idade, nesta segunda-feira (5), devido à baixa adesão dos grupos prioritários que vinham sendo atendidos até então. 

Mesmo com a abertura da vacinação para a população em geral, as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários continuam sendo imunizadas. São eles: motoristas, cobradores e auxiliares do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos, professores e caminhoneiros.

O coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, faz um alerta sobre a importância de se vacinar contra a gripe, uma vez que a procura nos postos de saúde está baixa. “Devido à pandemia, grande parte da população só está preocupada em ser vacinada contra o coronavírus, mas as pessoas precisam entender que o vírus da gripe também é perigoso e pode levar ao óbito. Pedimos às pessoas que fazem parte dos grupos contemplados que procurem uma unidade básica de saúde e se vacinem contra a gripe. Para isso, basta levar um documento pessoal com foto e a caderneta de vacinação”, disse o coordenador. 

A vacina protege contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Importante destacar que deve ser observado um intervalo de 15 dias entre a vacina da Influenza e a da covid-19. No caso de a pessoa ter tomado a primeira dose das vacinas Pfizer ou Astrazeneca, a dose da vacina contra a Influenza pode ser tomada 15 dias após a primeira dose. No caso da Coronavac, que tem intervalo menor entre as duas doses, a vacina da gripe deve ser tomada 15 dias após as duas doses da Coronavac.

Wellington Assunção ainda destaca que dentre as 107 unidades básicas de saúde do Município, apenas algumas não estão direcionadas para aplicar a vacina contra a Influenza "devido a essas unidades serem referência para a população que procura a unidade com algum sintoma de covid-19 e não ser possível fazer a separação dos demais pacientes".  As unidades que NÃO estão aplicando a vacina da Influenza são: PSF Osmar Cabral / Liberdade, PSF Nova Esperança, PSF Pedra 90 lll e lV e PSF São Gonçalo, na região Sul; PSF Novo Horizonte e CS Ana Poupina, na região Leste; PSF Santa Amália /Jd. Araçá, PSF Santa Isabel I e II e PSF Santa Isabel III, na região Oeste.