Saúde / UNIÃO

09 de Julho de 2020 09h49

TCE e MPF serão convidados para participar do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus

09/07/2020

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, que tem como presidente o prefeito Emanuel Pinheiro, definiu que o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) e o Ministério Público Federal (MPF) serão convidados para participar das deliberações. A ideia é que cada órgão tenha um representante no grupo para, além de conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido, também auxilie na criação de medidas de combate à Covid-19. 

“O que queremos é sempre fazer o certo, garantindo total transparência nos gastos e ações. Estamos vivendo um período extremamente delicado e novo para todo mundo. Por isso, acreditamos que toda ajuda é bem vinda. É momento de unir forças, reunir as ideias, debater e, em conjunto, tomar as decisões corretas. Somente dessa forma, contando é que vamos vencer essa guerra”, argumenta Pinheiro. 

Instituído pelo decreto nº 7.839, o comitê é formado por representantes das secretarias de Saúde, Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Educação, Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Procuradoria Geral do Município, além do próprio chefe do Executivo. Além desses, foi estabelecido no decerto nº 7.970 que o movimento comunitário e Câmara Municipal também tenham membros no grupo.  

O grupo tem como objetivos principais planejar, coordenar e controlar as medidas de prevenção e enfrentamento ao contágio da Covid-19. Nesse trabalho, o Município conta ainda com parceria da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Sempre que possível, por meio de videoconferência, o órgão nacional colabora na avaliação da eficiência das ações implantadas na capital mato-grossense. 

“Além do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, temos ainda um grupo de fiscalização unificada, que também auxilia no fornecimento de informações que servem de base para as medidas aplicadas. Essa equipe é formada por servidores das secretarias de Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, e atuam diariamente nas quatro regiões da Capital”, explica o prefeito.