Saúde / EM CUIABÁ

26 de Julho de 2021 09h11

Secretário de Saúde visita Central de Regulação e reforça atendimento humanizado e de maneira célere

26/07/2021

HÉRICA TEIXEIRA

Davi Valle

Arquivo

O secretário municipal de Saúde, Célio Rodrigues da Silva, visitou na sexta-feira (23), a sede da Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) de Cuiabá. Durante a atividade, o gestor enfatizou a importância do atendimento humanizado, premissa de trabalho da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. A Central de Regulação é a unidade que recebe os pedidos de cirurgias eletivas, urgência e exames. As solicitações recebidas abrangem Cuiabá e demais municípios do Estado.

“A nossa preocupação é fazer com que todo o processo seja efetuado o mais rápido possível. A gente sabe que no SUS mantém ritos que devem ser obedecidos, mas o meu pedido aqui é para a equipe trabalhe com a maior agilidade possível para atender a população”, enfatizou.

Como medida para a otimização dos serviços prestados na Central de Regulação, a secretária adjunta de planejamento e operações, Suelen Danielen Alliend, disse que a unidade está em fase de reestruturação. “Estamos desenvolvendo várias ações para que melhoremos o acesso aos serviços de saúde no município de Cuiabá. Apresentamos hoje aqui o trabalho que vamos implementar para garantir melhor assistência aos usuários com o objetivo de promover agilidade nas solicitações e atendimentos aos pacientes”, pontuou.

Ações

Nos primeiros cinco meses deste ano, 2.752 cirurgias eletivas, de diversas patologias, foram realizadas pelas unidades públicas de saúde de Cuiabá. Outros 703 procedimentos cirúrgicos foram autorizados em junho para serem realizados.

São considerados procedimentos eletivos aquelas patologias que não são de urgência e emergência, dentre elas, colecistectomia (retirada da vesícula),hernioplastia inguinal e umbilical, reparo de rotura (ortopedia), dentre outros.