Saúde / SOLIDARIEDADE

06 de Maio de 2021 06h20

Secretaria de Saúde recebe doação de insumos hospitalares dos empresários de materiais de construção

06/05/2021

ROBERTA PENHA E CELLY SILVA

Gustavo Duarte

Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu, na manhã desta quarta-feira (5), uma doação de R$ 100 mil em insumos para a rede municipal de saúde da capital. Os produtos foram doados pela Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado de Mato Grosso (Acomac/MT) e pelo Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção, Louças, Tintas, Vidraçaria, Ferragens, Elétrica e Hidráulica de Mato Grosso (Sindcomac/MT) e entregues no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá – CDMIC.

De acordo com o diretor de Logística e Suprimentos da SMS, Igor Damásio da Silva, os insumos recebidos estão entre os mais utilizados nas unidades de saúde, principalmente da Atenção Terciária, que são os hospitais. Foram entregues vários tamanhos de luvas cirúrgicas, coletores para perfurocortantes, máscaras descartáveis, equipos e álcool 70%. “Recebemos hoje uma doação de insumos hospitalares por parte da Acomac e Sindcomac, em uma parceria realizada com a Prefeitura. São produtos que temos encontrado problemas para a aquisição e essa doação veio muito a calhar. Isso demonstra o respeito dos empresários e cidadãos cuiabanos, que tem nos ajudado no combate ao COVID-19. Temos feito vários processos licitatórios para a compra desses materiais, mas temos encontrado dificuldades, até mesmo por parte das empresas nas entregas dos insumos”, revelou o diretor.

O presidente da Acomac, Paulo Esteves explicou que parte da atuação da Associação tem um cunho social. “Dentro deste cenário de pandemia, esse caos da saúde que estamos vivendo, achamos que era um momento propício para fazermos nossa parte e ajudar. A Prefeitura de Cuiabá foi escolhida porque entendemos que a capital recebe os enfermos em estado grave de todo o Estado. Ajudando os hospitais públicos da capital, consequentemente estamos ajudando toda a população de Mato Grosso. Doamos hoje mais de 100 mil reais em produtos, depois de conversarmos com a Secretaria Municipal de Saúde para sabermos o que de fato estavam precisando. Fizemos esta entrega com muita alegria, com a certeza eu este material será muito bem utilizado”, comentou Esteves.

O prefeito Emanuel Pinheiro, que recebeu a doação de forma simbólica, na segunda-feira (3), agradeceu a parceria do setor empresarial e destacou que essa doação demonstra o quanto a Prefeitura de Cuiabá tem feito um trabalho sério e reconhecido. “Recebemos essa doação que mostra a credibilidade e a força da gestão junto ao setor produtivo, junto àqueles que fomentam a nossa economia e geram emprego. Então, só tenho a agradecer a atuação da Acomac, do nosso empresariado do ramo de materiais de construção. A nossa atuação dia e noite é lutar por Cuiabá e nossa gente, esse é o nosso destino, unir a nossa sociedade pois juntos vamos vencer a covid-19”.

A primeira-dama, Márcia Pinheiro afirmou que todas as doações são sempre bem-vindas, uma vez que o Poder Público tem encontrado dificuldade nas aquisições, por conta da alta demanda e alta dos preços. “A gente fica muito feliz de vocês terem esse entendimento de dar essa retribuição ao Município por tudo o que a gestão fez, tanto pelos pacientes da Capital como do interior. Estamos muito felizes mesmo por essa doação e tenho certeza que fará toda a diferença para a gestão da saúde, neste momento tão difícil que todos nós estamos passando”.