Saúde /

02 de Dezembro de 2010 11h00

Saúde promove palestra sobre Hepatite na Policlínica do Verdão

02/12/2010

Ana Paula Soares-Assessoria-SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove amanhã (03-12), a partir das 10 horas da manhã, na Policlínica do Verdão, uma palestra sobre Hepatite. O evento, que faz parte da Semana do Dia Mundial de Luta Contra AIDS, abordará as várias formas de prevenção e controle da doença.

A Hepatite é uma inflamação do fígado. Os tipos mais comuns de hepatites virais são: A, B e C, que podem ser agudas ou crônicas. Os sintomas da Hepatite Aguda mais comuns são fraqueza, mal estar, dor de cabeça, febre, perda de apetite, enjôo, icterícia, escurecimento da urina. Esta doença se torna crônica quando o vírus da Hepatite permanece no organismo do ser humano por mais de seis meses.

Tipos de Hepatite

HEPATIE A: É causada pela ingestão de alimentos sólidos ou líquidos contaminados.

HEPATITE B: É uma das mais contagiosas, muito comum em países tropicais, como na Amazônia Legal (inclui o norte de Mato Grosso), por exemplo. A transmissão se dá através do contato com secreções e ou fluídos corporais contaminados, como por exemplo, em relação sexual sem proteção ou pelo uso de seringas ou agulhas contaminadas.

HEPATITE C: ocorre após o contato com sangue contaminado.

 

Maiores informações:
3617-7379