Saúde /

19 de Agosto de 2010 15h41

Saúde promove capacitação sobre plantas medicinais

19/08/2010

Uiara Ribeiro-Assessoria SMS

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai promover 12 tipos de cursos de extensão que abordarão as práticas da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

A capacitação pretende qualificar pessoas para a Rede de Desenvolvimento sustentável de Plantas Medicinais, treinar estudantes em trabalho integrado e interdisciplinar e implantar duas farmácias vivas em Cuiabá-MT, utilizando resultados de pesquisa etnofármacobotânica a serem implantados na Capital.

As inscrições poderão ser efetuadas até 23 de agosto na sala 103 do Departamento de Ciências Básicas em Saúde da FCM. Cada curso oferece 40 vagas e tem carga horária de 24 horas.

O coordenador do evento na UFMT, professor de Farmacologia Domingos Tabajara de Oliveira Martins, ressaltou que os cursos serão desenvolvidos no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), CCBS I.

Os cursos abordam temas como Obtenção, preparo e identificação botânica de plantas medicinais; Cultivo e produção de mudas de plantas medicinais; Referenciamento da matéria-prima vegetal; Selo verde: controle de qualidade farmacognóstico de plantas medicinais e matéria-prima vegetal; Introdução aos métodos na pesquisa etnobotânica; Preparo de extratos e extração de óleos essenciais de plantas medicinais; Controle de qualidade farmacotécnica; Educação ambiental em plantas medicinais; Pós-colheita e comercialização das plantas medicinais.

A secretaria Municipal de Saúde pretende iniciar, com esse projeto, um processo em fase de desenvolvimento-piloto, que culmine com a produção e prescrição de plantas medicinais e fitoterápicos em duas Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá.

 

Mais informações:
SMS- 3617-7379
UFMT- 3615-8862

Acesse: www.fazendadocerrado.com.br