Saúde /

21 de Dezembro de 2010 12h22

Saúde estoca medicamentos e insumos hospitalares para os próximos meses

21/12/2010

Uiara Ribeiro - Assessoria Saúde


A população cuiabana não terá problemas com a falta de remédios ou insumos hospitalares neste fim de ano. Mais de cinco toneladas de remédios estão sendo estocadas em dois almoxarifados da Capital. O objetivo é que o estoque dure até fevereiro, quando o orçamento reabre e permite a compra de medicamentos para toda rede SUS. 

Conforme o secretário Municipal de Saúde, Maurélio Ribeiro, a compra de medicamentos e insumos hospitalares é realizada através de pregão presencial (lance de menor preço). Os pedidos são entregues mensalmente, porém com o fechamento do orçamento para compras em dezembro, a SMS está fazendo estoque para três meses. 

“Montamos uma grande estratégia. Fizemos um levantamento do consumo médio utilizado por mês na rede SUS e acrescentamos um percentual para casos de urgência. Com por exemplo, o risco de um surto de Dengue na Capital”, explicou Maurélio.Para se ter idéia, o Pronto Socorro de Cuiabá consome 3 mil frascos de 500ml de Soro Fisiológico por semana. São 12 mil utilizados por mês somente em uma unidade de Saúde. 

Segundo a assessora Farmacêutica da SMS, Sandra de Araújo, os fornecedores atrasavam a entrega de janeiro e fevereiro por conta do fechamento das indústrias no período de festejos natalinos e de Ano Novo. “Essa demora na distribuição gerava ansiedade nos profissionais que tinham que atender, mas viam diminuir o consumo de materiais essenciais para os primeiros socorros”, disse. 

Para a farmacêutica, a idéia de estocagem de medicamentos é ousada, porém assegura o atendimento hospitalar de dezembro, janeiro e fevereiro. “Estamos recebendo materiais hospitalares como seringa, equipo, luva, papel crepado e medicamentos tanto psicotrópicos quanto injetáveis, como: dipirona, diclofenato, indapril, etc”.

“Estamos trabalhando dobrado para garantir insumos para a população. Recebemos a mercadoria, fazemos a contagem e estocagem dos lotes, item por item”, disse o funcionário do Almoxarifado Central, Ismael Monteiro. A estratégia da secretaria conta com 42 funcionários sendo quatro responsáveis pela segurança do local. 

Controle 

Além da estratégia de estocagem de medicamentos, a secretaria Municipal de Saúde está na fase de implantação do sistema de controle Aghos. Com este sistema de informatização será possível interligar todas as unidades de Saúde a um banco de dados que fará o controle de entrada e saída dos medicamentos e produtos de consumos das unidades. 

“Os pedidos de medicamentos poderão ser feitos online pelas unidades de Saúde. Isso garante mais agilidade e controle da secretaria. Que poderá saber a média de consumo mensal de cada medicamento”, explicou.

Anteriormente a Saúde utilizava o sistema de Gerenciamento do Almoxarifado Central que contribuía para o controle da relação dos medicamentos entregues pelos fornecedores no Almoxarifado, porém o pedido das unidades era feito manualmente e o sistema não era interligado com as demais unidades de Saúde.


Mais informações: 3617- 7370.