Saúde / VIRADA DE PÁGINA

27 de Junho de 2020 12h45

Quarta Unidade Básica de Saúde entregue por Pinheiro atenderá mais de 15 mil pessoas

27/06/2020

OZIANE RODRIGUES

Gustavo Duarte

O prefeito Emanuel Pinheiro entregou neste sábado (27) a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot. Com investimento de mais de R$ 800 mil viabilizados por meio de recursos do Ministério da Saúde e do próprio Município, a UBS que é a 4ª totalmente construída e entregue pela atual gestão beneficiará cerca de 15 mil pessoas/mês da comunidade local e dos Residenciais Jonas pinheiro, Vantuil de Freitas, Buriti, Jamil Nadaf, Solar da Chapada e área de ocupação social, Terra Prometida.

Com capacidade operacional de acolher três Equipes de Saúde da Família (ESF), o local foi entregue totalmente climatizado, equipado com novas mobílias e equipamentos de última geração, salas odontológicas e ainda foi beneficiado com a modalidade Saúde na Hora que oferta atendimentos em Hora Estendida das 7h às 21h.

“Essa unidade que está sendo entregue, na Região Norte inclusive com horário estendido que vai das 07h até as 21h, faz parte da continuidade do trabalho de humanização da Saúde, que está verdadeiramente virando a página e mudando para melhor a vida daqueles que dependem exclusivamente dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) na Capital. Um local que terá capacidade de atender de 12 a 15 mil pessoas do Ilza Picolli e de mais nove bairros adjacentes com qualidade, modernidade e humanização que a população merece para cuidar de sua saúde”, frisou o prefeito Emanuel Pinheiro no ato da entrega.

A UBS  recebeu o nome de Dr. Artaxerxes Nunes da Cunha em homenagem aos serviços que o saudoso médico prestou à população cuiabana. “Numa obra dessa envergadura, eu não poderia deixar de homenagear um grande médico e grande ser humano  que foi o Dr. Artaxerxes da Cunha. Sobretudo, ele que é pertencente de família também tradicional da nossa Cuiabá, dedicou sua vida de forma esplendorosa e trouxe muitos progressos na área da Saúde para nossa Capital e do nosso Estado de Mato Grosso. Em nome de sua família aqui representados por seu filho João Cunha e seu neto, João Nunes da Cunha estamos deixamos essa justa homenagem à esse saudoso médico”, enfatizou

“Meu pai foi um homem realmente dedicado à Saúde Pública especialmente na assistência médica da Atenção Básica e da Rural que apenas hoje, na gestão Emanuel Pinheiro essa população rural que antes era desassistia, recebe atendimento de qualidade. Então para nós da família, não há outro senão uma grande honra saber que essa unidade básica de Saúde que trará mais avanços para Saúde pública de Cuiabá, recebeu o nome do meu saudoso pai. Somos muito gratos e essa homenagem de reconhecimento é motivo de orgulho para todos nós da família”, relatou emocionado, Jõao Cunha.

FUNCIONAMENTO

De acordo com o secretário Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, a unidade já entra em funcionamento na próxima segunda-feira (29). “Aos moldes de um PSF, a unidade prestará todos os atendimentos inerentes da Atenção Básica com um diferencial de humanização do prefeito, que será a odontologia e do Hora Estendida. A equipe já está preparada e qualificada para iniciar os atendimentos de livre demanda à população na próxima segunda-feira, fortalecendo a virada de página na Saúde”, finalizou.

AUTORIDADES PRESENTES

Além do prefeito Emanuel Pinheiro e do secretário municipal de saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, fizeram parte do dispositivo de honra os vereadores Adevair Cabral e Missael Galvão.