Saúde /

29 de Junho de 2011 16h50

Procura por exames de mamografia em Cuiabá é menor do que a oferta

29/06/2011

Assessoria de Imprensa/SMS

Apesar de disporem de um serviço  gratuito fundamental para o controle e prevenção do câncer de mama, muitas mulheres estão deixando de fazer o exame de mamografia oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde. A Central de Regulação da SMS disponibiliza aproximadamente 20 mil exames anualmente, entretanto apenas 13.385 foram realizados em 2010, ou seja, pouco mais de 66%.

Considerando que só este ano nove mulheres morreram em Cuiabá em consequência do câncer de mama, a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, da Atenção Básica da SMS, Franciele de Moraes, está alertando todas as mulheres, especialmente as com mais de 40 anos, para a existência do serviço e da sua importância. “O exame de mamografia pode detectar a doença em sua fase inicial, antes mesmo do surgimento de nódulos. A mulher deve ficar atenta e levar a sério o pedido do médico. Quanto mais cedo diagnosticado o câncer, maior a chance de cura”, enfatiza a coordenadora.

Franciele de Moraes destacou ainda que os exames são feitos rapidamente. Após a consulta com o médico, o pedido é encaminhado para a Central de Regulação, que imediatamente faz a marcação do exame. Não há fila de espera para a realização desse procedimento. Os serviços de saúde contratados pela SMS para a realização da mamografia são: Clínica de Radiologia, Medclin, Hospital Universitário Júlio Muller, Hospital Geral Universitário e Afip.

Tem que se tocar

O auto-exame das mamas é realizado pela própria mulher que, apalpando as mamas pode verificar qualquer alteração ou nódulo. Todas as mulheres acima de 40 anos devem submeter-se à mamografia a cada um ou dois anos. Por isso, a importância de consultas anuais com o ginecologista.

De acordo com dados divulgados pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à  Saúde da Mama (Femama) apenas no Brasil 30 mulheres morrem por dia em decorrência da doença. No mundo, morre uma mulher a cada 68 segundos por causa desse tipo de câncer.