Saúde / VACINAÇÃO CONTRA A COVID

14 de Fevereiro de 2021 07h00

Polo de vacinação contra a Covid-19, dispõe de leitos, setor para descanso e monitoramento de pacientes

14/02/2021

JAD LARANJEIRA

Luiz Alves

 

A estrutura montada no Centro de Eventos do Pantanal, local onde ocorre a campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar” contra a Covid-19”, tem sido bastante elogiada pelos pacientes que estão sendo atendidos no local para receber o imunizante. Um dos principais elogios é referente ao setor de descanso e monitoramento pós-vacina, onde as pessoas que se vacina, precisam esperar cerca de 30 minutos, caso ocorra qualquer tipo de reação adversa ao imunizante, receba um atendimento rápido.

Além disso, o local tem disponibilizadas 11 mesas para aplicação da vacina. Profissionais da Vigilância Epidemiológica estão monitorando as temperaturas das caixas térmicas que ficam nessas mesas dos aplicadores da vacina. A temperatura não pode ser menor que 2 graus e maior que 8 graus. A ala de vacinação fica ao lado da câmara fria, que tem acesso restrito, onde ficam armazenadas as doses da vacina e todos os insumos necessários para aplicação (seringas e agulhas) por dia.

Ao todo o polo central de vacinação conta com seis leitos de retaguarda e equipe de emergência com ambulância. A estrutura também dispõe de ambulâncias, caso haja necessidade de pronto-atendimento e encaminhamento para uma unidade hospitalar. “Reação é uma coisa rara, mas, como é uma vacina nova, a gente precisa manter esse protocolo recomendado na bula”, afirma a supervisora da campanha de vacinação e gerente da Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, Flávia Guimarães.

Vale lembrar que com o início da vacinação dos idosos, a estrutura foi separada, para receber os profissionais da saúde e a classe da “melhor idade” em alas separadas, para evitar qualquer exposição ao vírus, além de facilitar a entrada do grupo de idosos cadeirantes e os que usam andadores por meio de rampa.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que em todas as etapas do atendimento, a pessoa é orientada sobre a necessidade de duas semanas após receber a primeira dose, faça o agendamento e retorne para tomar a segunda dose da vacina, pois somente assim é concluído o processo de imunização contra a Covid-19.

Cuiabá já imunizou pouco mais de 20 mil pessoas contra o coronavírus. O agendamento continua sendo através do site https://vacina.cuiaba.mt.gov.br/ para os trabalhadores da saúde e os idosos com 85 anos ou mais.

 

CONFIRA O PASSO A PASSO DA VACINAÇÃO DOS IDOSOS:

 

-Entre no site www.cuiaba.mt.gov.br e clique no banner do “Vacina Cuiabá”;

-Clique em PRÉ CADASTRO;

-Clique em ACEITAR E CONTINUAR;

-No campo TIPO DE DOSE escolha PRIMEIRA DOSE e clique em PRÓXIMO PASSO;

-No campo GRUPO DE RISCO escolher IDOSOS (ACIMA DE 85 ANOS) e clique em PRÓXIMO PASSO;

-Preencha todos os dados que estão marcados com * (no campo INFORME SUA PROFISSÃO, pode escrever a profissão que desempenhava ou escrever aposentado/aposentada);

-Clique em enviar cadastro;

-No campo AGENDAR SUA TRIAGEM  selecione a data e o horário e clique em SOLICITAR AGENDA;

-Os idosos não precisam imprimir o QR CODE. Ao se dirigirem ao Centro de Eventos devem levar documento com foto.

IMPORTANTE: Em caso de erro durante o agendamento, a pessoa deve mandar um email para o endereço cadastrocba.covid@gmail.com pedindo o cancelamento do agendamento. Após receber o email com a confirmação do cancelamento, a pessoa poderá fazer um novo agendamento.

OBSERVAÇÃO: No ato de agendamento, caso não apareça a data e o horário na tela AGENDAR SUA TRIAGEM é porque a agenda do dia já está lotada. Neste caso é necessário fazer o agendamento no dia seguinte.

 

SÓ PESSOAS A PARTIR DE 85 ANOS SERÃO VACINADAS. AGENDAMENTOS DE PESSOAS COM MENOS DE 85 ANOS OU DE PESSOAS QUE NÃO INFORMARAM A IDADE SERÃO CANCELADAS.