Saúde / MAIS SAÚDE

14 de Agosto de 2020 18h33

Pinheiro lança ‘Programa Melhor em Casa’ para atendimentos em saúde a pessoas com dificuldade de locomoção

14/08/2020

OZIANE RODRIGUES E ROBERTA PENHA

Luiz Alves

O prefeito Emanuel Pinheiro lançou nesta sexta-feira (14) o Programa Melhor em Casa. A estratégia, que contará com uma Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar – EMAD, tem como objetivo levar atendimento de saúde humanizado na residência de pacientes com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde.

Os atendimentos serão realizados por cerca de seis equipes multiprofissionais formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, fisioterapeutas e nutricionistas. Prioritariamente serão contemplados pacientes acamados e os que estavam internados, e que têm condições de continuarem a recuperação nas suas residências.

“Este programa vem ao encontro dos ideais desta gestão, que é a humanização. Vamos proporcionar ao cidadão, que possui limitações físicas, a possibilidade de receber atendimento multiprofissional em sua própria residência, além de capacitar os familiares a realizar os cuidados básicos. A ideia é promover a recuperação do paciente no seu próprio lar e em caso de lesões irreversíveis, oferecer o máximo de conforto e qualidade de vida para a pessoa”, enfatizou Pinheiro, no lançamento que por conta da pandemia aconteceu de forma simbólica.

O projeto contemplará as cinco regionais da Capital incluindo a rural. Na próxima semana, os trabalhos já iniciam no Centro de Saúde Ana Poupina, situada no bairro Dom Aquino - região Oeste.  Conforme o secretário-adjunto de Assistência em Saúde, Luiz Gustavo Raboni, as demais regiões serão contempladas posteriormente, tão logo o mapa os contemplados seja desenhado.

“Iniciaremos os primeiros atendimentos pela regional que mais apontou necessidade. As próximas semanas serão de buscas por pacientes das demais regionais que se enquadrem nos critérios para receber o atendimento. Para que todas as regiões já sejam beneficiadas. Onde houver necessidade, lá estaremos com as ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde em sua própria casa”, explicou o adjunto.

Para os casos de pacientes que precisam de cuidados diários, a equipe vai orientar a pessoa responsável por cuidar do paciente, como realizar os cuidados básicos para garantir uma melhor qualidade de vida ao enfermo.