Saúde /

14 de Outubro de 2010 18h00

OMS lança plano mundial de erradicação da tuberculose em até 5 anos

14/10/2010

Ana Paula Soares-Assessoria-SMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou ontem (13-10) um plano internacional para a eliminação da tuberculose num prazo de cinco anos. O combate da tuberculose deve ser prioridade em 22 países, segundo os especialistas. O Brasil juntamente com os países em desenvolvimento, alberga 80% dos casos da doença. Estima-se que cerca de um terço da população mundial está infectada com a tuberculose.

O objetivo deste  plano é aperfeiçoar a prevenção da tuberculose, o diagnóstico e o tratamento da doença. Em Cuiabá, segundo dados da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em 2010 foram registrados 241 casos de tuberculose. Em tratamento são 441 pacientes. Este número é o acumulado de 2009 e 2010.

Segundo Silmayre Helena, diretora da Atenção Básica de Cuiabá, esse acumulado de pacientes se dá devido ao tratamento prolongado da doença, casos de abandono e retorno ao tratamento. “Alguns pacientes abandonam o tratamento devido a melhora que começam a sentir dos sintomas e/ou poucos efeitos colaterais dos medicamentos; mas como o abandono leva a recidiva dos sintomas, a maior parte retorna ao tratamento”, justificou Silmayre.

O abandono do tratamento é uma das preocupações da diretora. “Estamos trabalhando para convencer esses pacientes a permanecer e concluir os seis meses de tratamento. Já diminuímos esses números de abandono, que em 2009 eram de 8%, e em menos de um ano já atingimos a meta estipulada pelo Ministério de Saúde, que é de menos 5% de abandono”, enfatizou Silmayre.

O médico de saúde familiar, Werley Peres, explicou que os pacientes com suspeita de tuberculose, ou seja, que apresentam tosse há mais de duas semanas são tratados com prioridade. “O paciente que apresenta um quadro de suspeita de tuberculose é encaminhado imediatamente para a coleta do catarro. Caso o exame dê  positivo para a doença, o tratamento começa imediatamente”, destacou Werley.

O tratamento é disponibilizado pela rede e é supervisionado, pois o paciente é assistido no período de seis meses, tempo do tratamento contra a tuberculose. “O tratamento é diretamente observado. O paciente vai até a unidade de tratamento todos os dias e ingere o medicamento na frente do profissional. Tudo para garantir a cura”, destacou o medico.

No mundo, segundo dados apresentados pela OMS, cerca de 10 milhões de pessoas são infectadas por ano, das quais 4 milhões são mulheres e crianças. Pelas estimativas mais recentes, pelo menos 2 milhões morrem anualmente em decorrência da tuberculose.

A tuberculose

 

A tuberculose é uma doença contagiosa, transmissível, que ataca o homem e compromete principalmente os pulmões, embora possa se localizar em qualquer parte do corpo. A transmissão se dá de pessoa a pessoa, através da tosse, pela qual o doente elimina bacilos no ar. Os bacilos são aspirados por outra pessoa e vão se instalar no pulmão, onde podem desenvolver o foco inicial da doença.

O tratamento à base de antibióticos é 100% eficaz, no entanto, não pode haver abandono. A cura leva seis meses, mas muitas vezes o paciente não recebe o devido esclarecimento e acaba desistindo antes do tempo. Para evitar o abandono do tratamento é importante que o paciente seja acompanhado por equipes de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados.

 

Maiores informações:
3617-7379 / 9976-2555