Saúde /

02 de Dezembro de 2010 12h00

Mutirões de combate a dengue eliminam 8.600 depósitos de mosquitos em Cuiabá

02/12/2010

Ana Paula Soares-Assessoria - SMS

O balanço do resultado preliminar dos Mutirões do programa “Todos contra a Dengue, desenvolvido na cidade pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS, conclui que 15.274 imóveis foram visitados pelas equipes. Desses imóveis, 4.164 receberam tratamento com larvicida. Mas o que mais chamou a atenção, segundo os agentes de saúde, foi a eliminação de 8.600 criadouros do mosquito e tratamento de 51 criadouros em nove dias de trabalho.

O secretário de Ssaúde, Maurélio Ribeiro, alertou a população para que fique atenta aos riscos da proliferação do mosquito causador da dengue, uma vez que nos mutirões ficou constatado que a maioria dos depósitos que podem desencadear uma epidemia de dengue está no quintal das casas, e não em vias públicas.

“É um problema nosso, do poder público e da população. Cada um tem que garantir a sua parte, no caso, providenciar a limpeza do seu quintal. Não podemos combater a doença caso não haja o comprometimento de todos. Não adianta passar com caminhão e agentes numa semana e a população descuidar depois. Para evitar que o mosquito transmissor da dengue se desenvolva é preciso vigilância constante”, enfatizou Maurélio.

Do dia 17 ao dia 29 de novembro, a secretaria realizou mutirões nos bairros Coophamil, Pedra 90 I e II, Aguaçu, Jardim Itamaraty, Planalto, Sol Nascente, Jardim União, Jardim Florianópolis, Santa Isabel, Jardim Industriário, e na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

De acordo com cronograma de ações de combate a dengue apresentado pela SMS, os mutirões devem ser realizados até o final de dezembro. Para 2011, o cronograma de ações será divulgado já no início de janeiro. Maurélio garantiu que as campanhas e mutirão serão mantidos.

“Não vamos parar de trabalhar. Se estamos pedindo empenho da população temos que dar o exemplo”, concluiu o secretário. As ações de dezembro, segundo cronograma no dia 1º e 02 serão realizadas mutirões nas quatro regionais em ação simultânea, no dias 08 e 09 nas regionais Sul, Norte e Leste, no dia 15 e 16 nas regionais Leste e Norte e no dia 22 e 23 sul, Nnorte e Oeste.

Mutirões

01 e 02/12

Pascoal Ramos, São Sebastião e São Del Rey (Região Sul)

Bela Vista e Carumbé (R. Leste)

Jd. Itapuã e Três Poderes (R. Norte)

Jd. Independência, limoeiro, Coesa e Novo Terceiro (R. Oeste)

08 e 09/12

Osmar Cabral (Sul)

Jd. Imperial I, II e Jd. Universitário (Região Leste)

Três Barras e Jd. Umuarama (Norte)

15 e 16/12

Passaredo I E II e Jd. Universitário (Leste)

Pedregal e Jd. Leblon (Leste)

Jd. Vitória (Norte)

22 e 23/12

Jd. Fortaleza e Jd. Liberdade (R. SUL)

Altos da Serra (Norte)

Porto (Oeste)

 

Maiores informações:
3617-7379