Saúde / SESC BALNEÁRIO

14 de Abril de 2021 15h27

Idosos comemoram vacinação e elogiam novo polo implantado pela Prefeitura de Cuiabá

14/04/2021

JAD LARANJEIRA E CELLY ALVES

Davi Valle

Idosos da região sul de Cuiabá comemoraram imunização contra a Covid-19, no novo polo de vacinação instalado no Sesc Balneário, que começou nesta quarta-feira (14). No local estão sendo atendidos a princípio os idosos de 65 a 69 anos. O horário de atendimento é das 9h às 16h, de maneira presencial. "A Prefeitura tem trabalhado dia e noite para que a melhor estrutura e um bom atendimento estejam à disposição. Temos quatro polos para atender à população", explica o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.  Os polos funcionam no Centro de Eventos Pantanal, na Universidade Federal de Mato Grosso,  Sesi Papa, além do  Sesc Balneário.

“Eu estava aguardando ansiosamente, só não sabia quando ia acontecer. Aqui ficou ótimo a localização, mais perto para gente que mora para esses lados. Graças a Deus não peguei a doença, sempre tomei todos os cuidados e hoje não tenho do que reclamar, o atendimento foi ótimo”, disse Antônio Eugenio Ribeiro, 69 anos, após receber a primeira dose da vacina.

Acompanhado do neto, Wellington Francisco Ribeiro, que também relatou o sentimento de alívio, os dois agora aguardam pela data da 2ª dose da vacina. “A gente fica menos preocupado, porque todo dia ouvimos e vemos gente morrendo dessa doença. Além disso, o atendimento aqui foi ótimo bem rápido, e principalmente sem aglomeração”, afirmou.

A moradora do bairro Tijucal, Maria Aparecida Lopes, de 66 anos, também foi uma das que ficaram felizes após ser imunizada. Com sorriso no rosto, ela contou a respeito da ansiedade sentida pela vacina, desde que começou a campanha contra o vírus.

“Eu estou me sentindo muito aliviada, porque estava esperando com muita ansiedade essa vacina, e graças a Deus chegou a minha vez. Estava sempre me cuidando em casa, me isolei e não peguei essa doença. Esse polo de vacinação ficou muito bom aqui, porque daqui [do Tijucal] até o Centro de Eventos seria muito longe. Eu gostei da estrutura e da organização toda”.

A filha de Maria, Katia Cristina Cunha, retratou a felicidade bastante emocionada, já que segundo ela, a mãe tem comorbidades. “O alívio que eu sinto é muito grande, porque além da idade, ela é do grupo de risco, estava bem preocupada com isso, e até estávamos nos isolando dela por isso, porque ela tem diabetes, pressão alta e já fez cirurgia do coração. Agora ficamos mais tranquilos, sabemos que ainda não ta totalmente imunizada, porque falta a segunda dose, mas o sentimento é de alívio e felicidade”, contou.

Agamenon Ribeiro, de 68 anos, também falou sobre o sentimento de felicidade após receber a vacina. O neto dele, Kaleb Matheus Ribeiro, que o acompanhava, elogiou o novo polo e por estar facilitando a vacinação para quem mora na região. “Agora é menos um risco, graças à Deus a primeira dose chegou, e em breve virá a segunda, e aí sim ele vai estar devidamente imunizado. Como moramos em chácara na região do Coxipó, esse polo aqui ficou bem perto, fora o atendimento que está nota 10, o pessoal atende muito rápido, são educados e tiram todas nossas dúvidas”, elogiou.

Até a tarde de hoje, mais de 76,6 mil pessoas foram vacinadas pela Prefeitura de Cuiabá nos quatro polos em funcionamento. Cuiabá é a segunda melhor capital do Centro-Oeste em percentual de aplicação das doses recebidas para a campanha de imunização contra a covid-19, com 62,7% de aplicação, estando à frente do Distrito Federal e de Goiânia, que registram 56% e 36,7%, respectivamente, segundo a plataforma Localiza SUS, do Ministério da Saúde,

APÓS O CADASTRO NO SITE ESTAR PRONTO, PARA SABER O DIA E HORÁRIO DO AGENDAMENTO, SIGA OS SEGUINTES PASSOS:

-Entre no site www.vacina.cuiaba.mt.gov.br;

-Clique em PRÉ CADASTRO;

-Clique em CONSULTAR CADASTRO;

-Preencha com o número do CPF e clique em CONSULTAR CADASTRO;

-No fim da página, aparecerá a data e o horário do agendamento. Clique no desenho da     impressora para gerar o QR Code. Imprima ou tire um print do QR Code para levar no dia que for se vacinar.

-Caso a pessoa tenha feito o cadastro no site, mas ainda não apareceu seu agendamento, ela entrará em uma fila de espera e será agendada nos próximos dias, sempre seguindo por ordem cronológica de cadastro.