Saúde /

10 de Dezembro de 2010 16h00

Hanseníase é tema de palestra para idosos do Centro de Idosos Padre Firmo

10/12/2010

Uiara Ribeiro-Assessoria SMS

A secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Básica, realiza no próximo dia (14-12), das 13h às 17h, no Centro de Convivência do Idoso Padre Firmo, palestras voltadas para a alimentação saudável e de esclarecimento sobre a Hanseníase.

A responsável pelo Programa de Hanseníase em Cuiabá, Ivanete Marques Viana, dará  orientações sobre a doença Hanseníase. Ela abordará os sintomas da doença e as formas de tratamento que, quando seguidas corretamente proporcionam cura de até 100% dos casos.

A Hanseníase é causada pelo micróbio chamado Hansen, que ataca normalmente a pele, área dos olhos e os nervos. “Precisamos levar pessoas a realizar o diagnóstico precoce e encaminhá-las para tratamento. Muitos pacientes não procuram ajuda e, mesmo quando a procuram, logo desistem do tratamento pelo fato de existir preconceito com relação à doença”, ressaltou.

A nutricionista Laura Vicuña irá falar sobre o tema “alimentação saudável” como alternativa de qualidade de vida. O Ministério da Saúde, junto com municípios, lançou este ano uma campanha de acompanhamento nutricional dos brasileiros, que estabelece o ferro e a vitamina A como suplementos alimentares importantes para a saúde.

Hanseníase

O município de Cuiabá registrou 393 casos notificados da doença em 2010. Já em relação ao ano passado, em 2009, foram 390 casos notificados.

O que: Palestra sobre Hanseníase e Alimentação Saudável 

Quando: 14/12, das 13h às 17h.

Onde: Centro de Convivência Padre Firmo

 

Mais informações:
3617-7379.