Saúde /

13 de Janeiro de 2011 15h00

Greve em Várzea Grande lota unidades de Saúde de Cuiabá

13/01/2011

Larissa Malheiros-Assessoria de Imprensa/HPSMC

O movimento grevista dos médicos de Várzea Grande continua causando reflexos nas unidades de saúde de Cuiabá. Os últimos dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atestam que no último mês do ano de 2010, foram atendidos cerca de 2.581 pessoas somente na policlínica do Verdão, a mais próxima  do vizinho município.

Os levantamentos da secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá confirmam que os atendimentos direcionados ao público da Cidade Industrial cresceram quase 50% se comparados aos números dos meses anteriores.
Outro exemplo está no atendimento de urgência e emergência. Segundo a enfermeira responsável pela policlínica do Verdão, Camila Louzada, o paciente em situação de extrema gravidade não é encaminhado para o Pronto Socorro de Várzea Grande e sim para o de Cuiabá.  Ela explica que a referência das unidades de saúde da Capital é o Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá (HPSMC).

“Assim que o paciente passa pela classificação de risco nas  policlínicas, e é constatado que precisa de um tratamento emergencial e de urgência, nós o encaminhamos para o Pronto Socorro de Cuiabá. Não podemos perder tempo e precisamos de agilidade, como se trata de nossa referência, encaminhamos no ato”, frisou a enfermeira. No mês de dezembro o HPSMC recebeu aproximadamente 70 pacientes de Várzea Grande classificados como casos emergenciais, número expressivo quando comparado ao mês de novembro, que registrou apenas 30.

 

Mais informações:
65- 36177379/99828436