Saúde / IMUNIZAÇÃO

17 de Setembro de 2021 09h41

Em parceria com associação de moradores, Vigilância em Zoonoses realiza campanha de vacinação antirrábica no Residencial Marechal Cândido Rondon

17/09/2021

CELLY SILVA

A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou um Dia D de vacinação contra a raiva animal no centro comunitário do Residencial Marechal Cândido Rondon, no último sábado (11), quando foram vacinados 205 cães e 35 gatos. 

A iniciativa partiu da associação de moradores da região (que tem cerca de 1,5 mil famílias e abrange também os residenciais Pascoal Moreira Cabral e Águas Claras). O primeiro-secretário da associação, Maurílio Márcio Pouso relata que ele e o vice-presidente Jardel de Souza procuraram o coordenador da UVZ, José Antônio Noleto, para propor um dia de vacinação antirrábica no bairro, para atender o anseio da comunidade, que estava preocupada e ansiosa em proteger seus animais de estimação. 

“Eu faço parte da Associação de Moradores e há muito tempo a gente já estava com essa ideia de fazer. Fui na zoonoses e falei com o José, que achou bacana a proposta. A gente fez a divulgação pelo WhatsApp. A vacinação foi das 8h às 16h e foi um sucesso! A comunidade gostou porque a zoonoses é longe e para pegar o cachorro e levar lá fica longe, a maioria das pessoas não têm carro e tem moradores que têm dois, três animais em casa. Foi muito bacana! Os moradores ficaram muito contentes com a zoonoses ter trazido esse trabalho para o bairro porque a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro é feita junto aos bairros. A comunidade ajudou, fez um almoço... É a Prefeitura interagindo com a comunidade!”, disse Maurílio Pouso. 

De acordo com o coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses, o médico veterinário José Antônio Noleto, “essa campanha no Residencial Marechal Rondon foi um ensaio para o que vai acontecer no mês que vem, em que haverá dois dias D de vacinação antirrábica em Cuiabá, cuja meta é vacinar 60 mil animais, entre cães e gatos”, afirma. 

Como no ano de 2020 não houve campanha de vacinação contra a raiva animal por conta da pandemia de covid-19, neste ano, a UVZ intensificou a divulgação da vacinação de rotina nos três postos fixos que já funcionam o ano todo. São elas: 

- Unidade de Vigilância em Zoonoses, o serviço é ofertado de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30, sem necessidade de agendamento. Endereço: Rua Orivaldo M. de Souza, s/n (próximo ao HMC).

- Hospital Veterinário da Unic, a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h, por ordem de chegada. Endereço: Rua Itália, 151, Jardim Europa - nos fundos do campus da Unic Beira Rio. Observação: devido ao recesso da instituição, as atividades serão retomadas no próximo dia 19 de julho.

- Hospital Veterinário da UFMT, a vacina antirrábica ocorre de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30, e nas sextas-feiras apenas das 7h30 às 11h30. Para vacinação antirrábica gratuita, o tutor terá que fazer agendamento prévio, em virtude da pandemia do coronavírus, sendo limitado a 5 vagas pela manhã e 4 no período vespertino. O agendamento prévio deve ser feito pelo WhatsApp (65) 9-8441-7076.