Saúde / COMBATE À COVID-19

22 de Julho de 2020 07h40

Cuiabá recebe doação de equipamento que evita intubação de pacientes com COVID e diminui riscos de contaminação dos profissionais

22/07/2020

ROBERTA PENHA

Roberta Penha

A Secretaria Municipal de Saúde ganhou nesta terça-feira (21) mais um importante reforço para o combate à COVID-19 na capital. O Observatório Socioeconômico da Assembleia Legislativa, representado pelo deputado estadual Carlos Avalone doou para o município 50 cápsulas Vanessa, que é um equipamento desenvolvido por médicos fisioterapeutas de Manaus para possibilitar um tratamento não invasivo para o paciente e diminuir os riscos de contaminação dos profissionais de saúde.

“Este equipamento foi batizado de cápsula Vanessa em homenagem a uma paciente que foi tratada com ele em Manaus e se recuperou. A internação média lá era de 15 dias. Com essa cápsula, além de evitar a necessidade de intubação, diminuiu a internação para cerca de 6 dias”, explicou o deputado.

Ele comentou que o Senai de Mato Grosso buscou essa tecnologia em Manaus e agora o equipamento está sendo desenvolvido pelos alunos e técnicos. O custo de cada uma é de 500 reais. “Conseguimos a doação por meio dos empresários para que o Senai faça a confecção das cápsulas Vanessa, que já ajudaram a salvar vidas. Elas diminuíram o tempo de internação evitando que as pessoas fossem para a UTI e que fossem intubadas. Fiz um compromisso de doar 50 cápsulas para a Prefeitura. Estamos entregando as primeiras 20 e até a metade do próximo mês iremos entregar as outras 30. Estou muito feliz em poder ajudar a população de Cuiabá”, declarou Avalone.

Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, essa doação é muito bem vinda. “Para Cuiabá esse equipamento será de grande importância porque ele abrevia muito o tempo de internação, e em muitas vezes, a necessidade da pessoa ser intubada. Sabemos da sua eficácia, pois foi vimos a utilização no combate à pandemia em Manaus. É um equipamento que não se encontra para comprar no mercado, por isso agradeço imensamente esta doação, em nome do prefeito Emanuel Pinheiro e em nome de toda a população cuiabana”, disse Pôssas.

O secretário revelou que pretende colocar as primeiras unidades das cápsulas na Atenção Secundária. “Vamos colocar essas cápsulas em todas as UPAs e Policlínicas, que são a porta de entrada dos nossos pacientes de COVID-19. Se conseguirmos fazer com que estes pacientes se recuperem com estas cápsulas, vamos diminuir muito o número de pessoas que necessitam de UTI, além de diminuir a probabilidade de contaminação nestes locais onde pessoas estão internadas. Tenho certeza que será de grande ajuda para o combate desta doença em nossa capital, colaborando para salvar muitas vidas, concluiu.