Saúde /

21 de Janeiro de 2011 12h45

Cuiabá promove semana de combate a Hanseníase

21/01/2011

Uiara Ribeiro-Assessoria SMS

Será realizado ações de combate a Hanseníase de 24 à 28 de janeiro, das 8h às 17h, nas unidades básicas de Saúde de Cuiabá (Centro de Saúde e PSF´s). A equipe de profissionais da Saúde deve orientar a população a identificar, no próprio corpo, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, que não coçam, não doem e não têm sensibilidade, são os sintomas mais comuns da hanseníase.

A equipe orientará ainda sobre o atendimento nos postos de saúde, que devem contar obrigatoriamente com medicamentos gratuitos doados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O tratamento geralmente ocorre ao nível ambulatorial e não necessita de internação, devendo ser prescrito somente por médicos.

“A hanseníase tem cura. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico”, disse a diretora da Atenção Básica, Silmayre Helena. A diretora explica que o tratamento é por via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos, configurando uma poliquimioterapia.

A programação é independente, cada unidade de Saúde terá o seu calendário de atividades como reuniões educativas de prevenção à doença. As unidades farão o trabalho de busca ativa de pacientes através das visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de Saúde (ACS) na forma de mutirão. Além da busca ativa, os profissionais estarão realizando a medição de pressão e glicemia capilar nos pacientes de risco.

Hanseníase em Cuiabá

Em 2009, o município de Cuiabá registrou 390 casos da doença e em 2010 foram 398 casos notificados da doença.

Confira as unidades que terão programação na semana da Hanseníase:

PSF Residencial Coxipó I

PSF Novo Horizonte

PSF São João Del Rey e Novo Milenium

PSF Terra Nova

PSF Lixeira e Baú

PSF Pedra 90 I e II

PSF Jd. Industriário II

 

O que: Semana de Combate a Hanseníase

Quando: 24 a 27 de janeiro

Onde: Centros de Saúde (CS) e Programa Saúde da Família (PSF)

Horário: Período matutino e vespertino (Programação independente de cada unidade)

 

Mais informações:
3617-7379.