Saúde /

30 de Novembro de 2010 12h45

Comunidades de Cuiabá recebem reforma de Centro de Saúde e equipes do PSF

30/11/2010

Sanny Lisboa-PMC

O prefeito de Cuiabá Chico Galindo inaugurou a reforma do Centro de Saúde do bairro Bela Vista na manhã desta terça-feira (30-11). Ele também entregou à comunidade o Programa Saúde da Família (PSF), cujas equipes atenderão, além da população do bairro  Bela Vista,   moradores do bairro Carumbé.

A reforma, que custou R$ 130 mil, melhora o atendimento à população e as condições de trabalho dos servidores da unidade.  A equipe do PSF é a 65ª criada na capital. O programa já atende 50% da população cuiabana. De acordo com Galindo, até o final de 2011, serão 73 equipes de PSF trabalhando.  “Acredito que a saúde tem que ser cuidada dentro da família, na base”, observou o prefeito. O chefe do Executivo Municipal ressaltou que quer ficar conhecido como “o prefeito da Saúde”.

Para a aposentada Maria Braz da Silva, de 61 anos, a implantação do PSF em seu bairro vai facilitar muito seu tratamento de saúde. “Tenho problemas de saúde e dificuldade para caminhar até a unidade. Agora a equipe vai me visitar em casa, assim é muito melhor”, afirmou a dona de casa que mora no Bela Vista há mais de 20 anos. As novas equipes do PSF são compostas por dois médicos, dois enfermeiros, dois técnicos em enfermagem e cinco agentes de saúde.

O prefeito ainda anunciou o início das obras de reforma do piso inferior do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), com recursos próprios do município. Após a conclusão da obra, o hospital será ampliado em 60 leitos. “2011 será o ano da Saúde”, salientou o prefeito.

De acordo com o secretário de Saúde, Maurélio Ribeiro, a reforma e a ampliação do PSMC vãoi fortalecer o atendimento no hospital, que “hoje é um dos melhores hospitais de Mato Grosso”.

PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA – PSF

O Programa Saúde da Família é um modelo de atendimento assistencial, reorientando o sistema de saúde a partir da atenção básica, criando e mantendo equipes de saúde com vários profissionais que têm como base de trabalho as unidades de saúde, equipes estas que atendem as famílias de uma área delimitada. As mesmas são cadastradas e acompanhadas por profissionais desta unidade, incluindo o atendimento no próprio domicílio, o que as  aproxima da comunidade.

Os profissionais envolvidos no atendimento destas famílias cadastradas em um determinado PSF prestam atendimento buscando a prevenção de doenças antes que aconteçam realizando consultas, tratamentos, vacinação, pré-natal e outras atenções que visem à manutenção da saúde das famílias cobertas pelo programa.

A equipe é composta por vários profissionais de saúde, sendo basicamente o médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, odontólogos e médicos.