Saúde / MODELO DRIVE-THRU

13 de Abril de 2021 14h30

Começa vacinação da 2ª dose para os trabalhadores da Saúde no polo da UFMT

13/04/2021

JAD LARANJEIRA E ROBERTA PENHA

Davi Valle

Começou na manhã desta terça-feira (13), a imunização da 2ª dose da vacina contra a Covid-19 para os trabalhadores da Saúde da rede pública e privada de Cuiabá, no polo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na modalidade Drive-Thru. A estimativa é que neste primeiro dia 1400 pessoas sejam vacinadas, das 9h às 17h.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que neste primeiro momento estão sendo imunizados somente os trabalhadores da Saúde que estão recebendo a 2ª da dose da vacina Coronavac. Os que aguardam a imunização com a Astrazeneca/Oxford não devem ir até o local, pois não serão vacinados, uma vez que ainda não chegou a data para o começo da segunda dose desta vacina. “As pessoas que tomaram a Astrazeneca só podem tomar a segunda dose após 90 dias que tomaram a primeira. Começamos a vacinar com esse imunizante em 2 de fevereiro, então a segunda dose será a partir de 28 de abril. As pessoas precisam ter atenção em relação à data marcada no cartão e devem aguardar a divulgação do agendamento para esta vacina”, explicou a coordenadora da campanha, Valéria de Oliveira.

Um dos primeiros que chegaram ao local foi o trabalhador Josenil Pereira Borges, que relatou o sentimento de segurança ao receber a 2ª dose da vacina. “Que nós possamos dar continuidade na vida e poder voltar ao “normal”. Mas ainda assim nós jamais vamos esquecer desse momento. É um momento histórico, sabendo que perdemos muitas vidas e que agora teremos que viver nos protegendo para sempre. Essa vacina veio para nos dar uma sensação de segurança, de que se caso contrairmos a doença, tenhamos mais condições de sobrevivência. Eu tive Covid ano passado, mas com sintomas leves, graças a Deus e estou feliz hoje, creio que todos que estão na fila para receber também estão”, disse.

Outra que se emocionou ao ser imunizada, foi a servidora Elizabeth Costa da Silva Bruneto, que atua na Central de Regulação do Estado e de Cuiabá. “Eu estou com um alívio enorme e gostaria que todos que estivessem passando por essa situação já tivesse conseguido, porque a vacina é pra todos”, ressaltou.

A SMS também informa que aqueles que não puderem ser vacinados pela modalidade drive thru, se dirijam até o Centro de Eventos para serem imunizados. “É imprescindível que as pessoas levem o QR Code de preferência impresso, para que possamos fazer o registro no sistema do Programa Nacional de Imunização”, ressaltou a coordenadora epidemiológica, Valéria de Oliveira.

 

APÓS O CADASTRO NO SITE ESTAR PRONTO, PARA SABER O DIA E HORÁRIO DO AGENDAMENTO, SIGA OS SEGUINTES PASSOS:

 -Entre no site www.vacina.cuiaba.mt.gov.br;

-Clique em PRÉ CADASTRO;

-Clique em CONSULTAR CADASTRO;

-Preencha com o número do CPF e clique em CONSULTAR CADASTRO;

-No fim da página, aparecerá a data e o horário do agendamento. Clique no desenho da     impressora para gerar o QR Code. Imprima ou tire um print do QR Code para levar no dia que for se vacinar.

-Caso a pessoa tenha feito o cadastro no site, mas ainda não apareceu seu agendamento, ela entrará em uma fila de espera e será agendada nos próximos dias, sempre seguindo por ordem cronológica de cadastro.