Saúde / VEJA O VÍDEO

07 de Abril de 2021 06h15

Banda do Exército faz apresentação em frente ao Hospital São Benedito e emociona pacientes e servidores; Assista

07/04/2021

JAD LARANJEIRA

Luiz Alves

A banda da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada adida ao Quadragésimo Quarto Batalhão de Infantaria Motorizada, se apresentou na manhã de terça-feira (6), no estacionamento do Hospital Municipal São Benedito, em Cuiabá, e emocionou pacientes que estão internados na unidade com a Covid-19 e os profissionais que atuam na linha de frente no combate contra o vírus.

O 1º tenente Mirando Pereira Costa, que é o regente da banda, conta como tomou a iniciativa de realizar o evento chamado de “Musicoterapia”, criado ainda ano passado, quando declarada a pandemia pelo coronavírus. Segundo ele, o objetivo é trazer mais confiança, esperança e alegria para os profissionais da saúde e aos pacientes.

“A ideia é trazer nessas músicas gospel que executamos, é que aqueles que estão doentes e enfermos, assim como os profissionais da área da saúde e aquelas pessoas que passam pelo hospital, possam ouvir essas músicas, e com isso possam ter mais confiança e esperança, de que com certeza vão sair dessa situação crítica”, revela.

Somente no ano passado, a banda da 13ª Brigada tocou na frente de 12 unidades hospitalares. Este ano, o tenente conta que sete já permitiram que se apresentem. Apesar da quantidade de musicistas, o evento tem a duração de 30 minutos e segue à risca os critérios de Biossegurança, como o distanciamento social, na hora das apresentações.

“A gente vai sempre com todo cuidado possível, tocamos no estacionamento, ficamos distante das pessoas enfermas, além disso, sempre usando máscaras, utilizando álcool em gel, medimos a temperaturas sempre antes de sair do quartel, para sair com segurança e realizar o trabalho em prol dessas pessoas”, conta.

Além de emocionar os que estavam presentes no Hospital São Benedito, as canções chamaram a atenção também de moradores da região e pessoas que passavam pelo local, que aproveitaram o momento para assistir e filmar tudo.

"Foi muito boa a experiência, eu pude observar por parte de várias pessoas que atuavam na área de saúde, as que passavam pela rua, pararam e ficaram filmando, assim como nas sacadas dos prédios as pessoas pararam para ouvir a banda. E eu percebo com isso, que a música tem poder de convencer, alegrar os corações e as almas das pessoas. Nós que trabalhamos nessa área musical, nos sentimos muito prazerosos em poder ter essa oportunidade de estar levando com nosso trabalho a boa música para as pessoas que estão também, não só em hospitais, mas em prontos-socorros, policlínicas. Foi excelente”, ressaltou o militar.

Como anunciado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, o Hospital São Benedito tornou-se no mês passado, a segunda unidade de saúde referência no atendimento para pacientes com a covid na Capital. A unidade dispõe de 60 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 40 de Enfermaria. Desde a última quinta-feira (1º) até esta segunda (5), 16 pessoas que estavam em tratamento no local tiveram alta.