Procon Municipal / SERVIÇO HUMANIZADO

22 de Setembro de 2017 07h33

Procon se reestrutura para ampliar atendimentos no município

22/09/2017

ALESSANDRA BARBOSA

A sede do Procon de Cuiabá passa uma reforma de estrutura para melhorar a prestação de serviços e garantir os direitos do consumidor. Uma das primeiras medidas para alcançar esse objetivo foi mexer estrutura de atendimento. Com a proposta de oferecer um serviço ainda mais humanizado, estão sendo construídas rampas de acessibilidade, banheiros adaptados e uma nova fachada. A obra deve ser concluída no próximo mês.

Em seguida, o investimento será em tecnologia. O Procon – Cuiabá terá um aplicativo e o consumidor vai poder se comunicar diretamente com os atendentes para resolver problemas de consumo, fazer denúncias, localizar demandas, chat e ter suas reclamações registradas em uma base de dados, que disponibilizará à sociedade informações relevantes sobre empresas, assuntos, e problemas enfrentados pelos consumidores.    

Na educação, serão distribuídas a Cartilha do Idoso, durante a Semana do Idoso que vai de 29/09 a 05/10, apresentando à sociedade e, principalmente, aos idosos, informações sobre seus direitos e o cumprimento dessas normas em todas as esferas. Para as Crianças, o órgão está criando o mascote do Procon, que será lançado na Orla do Porto, durante a programação do Dia das Crianças. Na ocasião, os pequenos poderão votar para escolher o nome do mascote.

Conforme o secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Gustavo Costa, o órgão tem realizado em média oito audiências por dia, alcançando 260 ao mês, resultando em um aproveitamento positivo de 95% nas ações favoráveis aos consumidores.  Ele ainda ressalta que quando assumiu a pasta, havia cerca de 1.600 processos parados e que a longo destes nove meses de gestão já foram destravados.

Desta forma, conforme Costa, a fiscalização passa a ser mais intensificada nas empresas que eventualmente venha cometer alguma irregularidade e também para acompanhar as denúncias apresentadas pelos consumidores. “Estamos nos estruturando para melhor atender o público, dentro e fora da unidade. Pretendemos aproximar o nosso órgão da população cuiabana, facilitando o acesso, seja no espaço físico ou virtual, ampliando nossos serviços. Esta semana, tivemos algumas ocorrências pontuais entre bancos, supermercados e a cobrança irregular ou exorbitante no preço do estacionamento dos shoppings centers. Porém, a nossa maior demanda ainda são as companhias de água e luz que atendem os consumidores da Capital”, explicou Gustavo.

Nesta semana, o Procon Municipal participou de uma ação junto a Delegacia do Consumidor – Decon onde foram apreendidos produtos piratas. Todas essas melhorias e investimentos adquiridos pela entidade são oriundas do Fundo Municipal de Defesa do Consumidor. “Com a receita atual, estou conseguindo realizar todas essas ações”, ressaltou Gustavo.

Mesmo com a reforma, o Procon está atendendo normalmente na Rua Joaquim Murtinho nº 554, Centro. Ou pelo telefone (65) 3641-6400. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.