Procon Municipal / ACORDOS E ORIENTAÇÕES

09 de Junho de 2017 18h18

Mutirão do Procon atende demandas de moradores do bairro Jardim Vitória

09/06/2017

ANDRESSA SALES

Luiz Alves

O Procon Municipal realizou nesta sexta-feira, 9, a terceira edição mutirão, na praça cultural do bairro Jardim Vitória. Cerca de 14 parceiros estavam presentes no local para proporcionar acordos aos moradores, dentre a eles a concessionária de energia Energisa, que atualmente é a mais procurada para as quitações de débitos.

Para o secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor e dirigente do Procon, Gustavo Costa, a ideia é fazer um mutirão por mês em cada bairro.

“O mutirão é uma ação importante, que tem como finalidade levar ao consumidor informações e soluções para os acordos de maior demanda no Procon, dentro dessa política de humanização proposta pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Já fizemos duas outras edições com resultado positivo e vamos continuar a ação até o fim do ano”, disse.

No local também houve atendimentos para os usuários de telefonia fixa, móvel, tv por assinatura, serviços bancários através do banco do Brasil, orientações jurídicas gratuitas, ações civil, criminal e de família, como por exemplo pensão alimentícia. Já a Secretaria Municipal de Saúde realizou todo trabalho de prevenção a saúde com exames de glicemia e aferição da pressão arterial. Os casos mais graves eram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região, com o devido acompanhamento. A Secretaria de Bem Estar Social colocou atendentes à disposição dos moradores para serviços de orientações.

Mesmo com o chegada da frente fria, os moradores se deslocaram para o local e usufruíram da infraestrutura montada. “Aproveitei a oportunidade de ter a Energisa aqui no meu bairro para verificar uma situação na leitura do meu padrão que constava um uso maior que o normal, levei toda a documentação e fiz a reclamação. A solução dada foi a emissão de uma nova cobrança levando em consideração apenas o meu consumo e agora já posso efetuar o pagamento”, disse Jolinei Ormond Nunes, motorista e morador do bairro há 25 anos.

Segundo o assistente comercial da Energisa, Guilherme Trugillo, na grande maioria dos casos o contribuinte precisa de informações. “Procuramos fazer os atendimentos no intuito de orientar, já que estamos interessados em realizar o maior de número de soluções possíveis. Sendo assim, buscamos facilitar o pagamento com parcelamentos, redução da taxa de entrada, bem como orientações para diminuir o consumo e até mesmo evitar os furtos de energia elétrica”, pontuou.